domingo, 10 de junho de 2012

História?



Já aqui falei, em 18/10/2011, no académico indiano Sanjay Subrahmanyam (1961), que lecciona na Califórnia, a propósito duma sua biografia de Vasco da Gama, pela dúvida sobre a sua isenção e probidade, como historiador. Pela leitura que fiz da obra, aqui há uns anos, e pelos elementos que tinha, embora como português não seja inteiramente isento, o livro pareceu-me excessivamente emocional e pouco rigoroso.
Mas é um facto que o académico indiano tem ganho fama e dinheiro à custa de Vasco da Gama e do livro que escreveu sobre ele. Desta vez, Subrahmanyam foi entrevistado por "Le Nouvel Observateur", pela tradução que saíu em França, na Alma Editeur. Classificar, como faz na entrevista, Vasco da Gama de "paranóico altivo e cruel" e acusar D. Manuel I de "megalomania", não me parece a melhor forma de escrever História. Creio haver nisto, pelo menos, demagogia e pouca isenção.
Na entrevista, já referida, há mais exageros. E há uma afirmação estranha que não sei em que Sanjay se fundamenta. Diz ele que Vasco da Gama, quando regressou a Portugal, em 1499, informou D. Manuel I que, na Índia, havia 15 reinos cristãos - que Subrahmanyam, evidentemente, contesta. Onde terá recolhido, o académico indiano, esta informação tão peremptória? Um número tão redondo deixa-me desconfiado...

Sem comentários:

Enviar um comentário