sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Desabafo (53)


Segundo notícias recentes, os médico pretendem ter o mesmo ordenado que os juízes. Concordo.
A formação académica é tão exigente nos juízes como nos clínicos. Possivelmente, até mais, nestes últimos. Por outro lado, na minha vida, precisei muito mais de médicos do que de magistrados. E se um médico faz uma asneira, está feito e até pode ser irradiado pela Ordem. A um juiz, nada lhe acontece, por muitos erros e asneiras que faça. E andam por aí montanhas de exemplos...
Finalmente, os meritíssimos, na sua grande maioria, são lerdos e, normalmente, tiranetes à portuguesa..

9 comentários:

  1. Respostas
    1. É sempre bom ter companhia..;-)

      Eliminar
    2. tenho dúvidas sobre o "sempre" :-)
      Votos de bom fim de semana

      Eliminar
    3. Contemporizo com a sua dúvida.
      Retribuo, cordialmente.

      Eliminar
  2. O mundo das leis é um mundo que se faz pagar muito bem. Pública ou particularmente. E isto é o que sei. Dentro desse mundo, os juízes são assim um cume que ainda não entendi bem de quê. Não me aparecem, quando os oiço, seres tão especiais que mereçam as vénias do país. Por acaso julgo que deveriam ganhar o mesmo que os médicos. Era baixá-los já para o vencimento dos médicos. Ah, espera, não é isto pois não? Pois não é, os médicos querem subir. Ai, ai, ainda dizem que vivemos num país pobre. Qual!

    ResponderEliminar
  3. Se isso resolver o problema da dedicação exclusiva dos médicos no SNS, estou de acordo. Esperemos é que os enfermeiros não venham depois a querer ordenados de médicos, etc.
    E claro, os médicos são 'julgados' pelos seus clientes, enquanto que os juízes é como está à vista de todos. Ninguém os avalia.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estou de acordo que a exclusividade dos médicos do Serviço Público seja uma contrapartida.
      Agora, a situação "imunitária" dos meritíssimos é que é excepcionalmente abusiva...
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar
  4. Gosto deste desabafo, como de todos os que li. O problema dos juízes é que para o comum dos mortais (entre os quais me encontro) eles se situam acima da lei. Até anda por aí um inquisidor-mor, que é mais temido que o próprio Presidente da República. E quando me recordo dos nomes dos ex-Ministros da Justiça, fico perplexo, sem saber o que eles andaram a fazer...
    Quanto aos médicos, se erram, não há volta a dar, o paciente morre!
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda me lembro de alguns juízes dos Plenários estadonovistas...
      Actualizados, alguns vão fazendo tirocínios justicialistas e provincianos de moralistas de aldeia - uma vergonha, a que muitos políticos dão guarida respeitadora, talvez com medo.
      Retribuo, cordialmente.

      Eliminar