segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Vinhos do Douro


Será consensual que a região demarcada do Douro foi aquela que, nos últimos anos, mais adeptos conquistou, desafiando, no pódio, o Alentejo. Embora apreciando-as, continuo quase castamente fiel à região demarcada do Dão. Pena é que esta região não tenha tido um Pigmalião, até hoje, que lhe desenvolva as potencialidades, porque os vinhos do Dão ainda conservam a extrema elegância de sempre.  E têm, muitas vezes, uma boa longevidade. O que direi a seguir só a mim compromete e parte, não de um perito, mas de um amador que gosta de bons vinhos e tem, pela idade, alguma experiência.
Creio que a Tinta Roriz tem, no Douro, o seu terreno de eleição ( ou terroir preferencial) na qualidade de produto, e sendo, para mim, a casta portuguesa favorita ( o cânone diz que é a Touriga  Nacional), aqui deixo a minha opinião. Embora no Dão também desenvolva muito bem. Mas em relação a castas portuguesas, o Douro tem, praticamente, a exclusividade da Tinto Cão, e da Tinta Amarela que  também aparece, episodicamente, nos vinhos do Dão.
Leituras recentes sobre as vindimas no Douro, e memória, fizeram-me recordar algumas colheitas boas da região: 1999, 2003 e 2004. Ao que parece, as vindimas começaram cedo este ano, por causa das condições climáticas de Agosto, depois foram interrompidas, finalmente retomadas em Setembro, já com melhores augúrios. Classifica quem sabe, que não eu, e de várias leituras, pelas perspectivas dos resultados das colheitas anuais:
2007 - ++
2008 - ++
2009 - +
2010 - + ou -
2011 - + ... (?).
Assim seja. 

2 comentários:

  1. Sou uma adepta dos vinhos do Douro. Também gosto dos alentejanos, mas só ao jantar.

    ResponderEliminar
  2. E faz muito bem, Miss Tolstoi!
    Dos do Douro, vou-lhe dar 2 dicas, na eventualidade de não os conhecer: "Quinta de La Rosa", e toda a gama do produtor Alves de Sousa - "Quinta das Caldas", "Quinta da Gaivosa"... Para mim, são apostas seguras de tintos durienses.

    ResponderEliminar