domingo, 25 de setembro de 2011

Mercearias Finas 38 : a preferência de uma Senhora


Fico sempre curioso de pratos que não conheço, mas tenho boa boca mesmo para refeições modestas. E a única coisa que não gosto, são pratos em que entre peixe espada, nem o preto, da Madeira. As razões têm origem em Coimbra e um dia falarei disso, se achar oportuno.
Hoje, na revista "Pública", ao ler as respostas a um Inquérito, por parte de Maria de Lourdes Modesto, pessoa que muito admiro e respeito (ainda para mais é do meu signo astrológico) fiquei surpreendido com um prato de que ela gosta, e costuma pedir quando vai a um certo restaurante. Maria de Lourdes Modesto definiu-o assim: "...cristas de galo em cozedura unilateral a baixa temperatura, cama de raia  desfiada, crême-fraiche da Normandia, trufas d'Alba, crocante de pão alentejano, quenelles de topanimambo e seu coulis de pepino, redução de vinho do Porto e espuma de Parmesão."
Para vir de quem vem, deve ser de arromba!...

5 comentários:

  1. Há uns tempos li qualquer coisa sobre cristas de galo e fiquei sem saber o que pensar.
    É que eu, como APS, tb sou admiradora de Maria de Lourdes Modesto. Nunca fiz nenhuma receita dela que não fosse boa, logo...

    ResponderEliminar
  2. Achei estranhíssimo, como calcula, MR. Por outro lado não consegui saber o que é topanimambo. No Houaiss nada consta, no Morais, idem. Será tupi?
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  3. Não sei, se calhar é alguma gralha. Fui ver e não encontrei em nenhum dos livros que tenho e em que pensei que poderia aparecer.
    Também fiz uma pesquisa no Google e os dois únicos resultados remetem para este poste do Arpose. :)

    ResponderEliminar
  4. E já agora qual é o restaurante que prepara este prato?

    ResponderEliminar
  5. Talvez por questões de publicidade não é referido. Lamento, MR.
    Bom princípio de semana!

    ResponderEliminar