quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Curiosidades 41 : religiosas


Do livro "Diccionario de Invenções, Origens..." (1876), já aqui referido e da autoria de Alberto Pimentel (1849-1925), transcrevemos:
"Eminencia (Vossa). - Foi o papa Urbano VIII que concedeu aos cardeaes o tratamento de eminencia, a 10 de Janeiro de 1631; até então tratavam-se por illustrissimos. Ao depois o mesmo tratamento foi estensivo aos eleitores ecclesiasticos e ao gran-mestre de Malta.
Extrema-unção. - A instituição do quinto dos sete sacramentos da nova lei é mencionada em S. Marcos, Acto VI, vers. 13, em S. Thiago, Acto V, vers. 14. Na egreja grega, os padres simplesmente benziam do mesmo modo que os bispos, o oleo empregado na extrema-unção. No Oriente é necessaria assistência de 7 padres para que a administração d'este sacramente seja legal. A egreja latina reccomenda cinco unções para os cinco sentidos; mas uma só feita à cabeça basta para a validade do sacramento."

Aditamento (pessoal): ao contrário do que se julga, o mais curto papado não foi o de João Paulo I (1912-1978), que durou cerca de um mês; mas o do papa Urbano VII (1521-1590) antecessor, em nome, do papa referido na primeira curiosidade, e representado na imagem deste poste. O pontificado de Urbano VII durou apenas 12 dias, após ter sido eleito em conclave. Morreu de malária.

Sem comentários:

Enviar um comentário