quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Últimas aquisições (42)



Estes livrinhos da FFMS, sendo embora de autores pouco conhecidos, têm em comum a singularidade dos assuntos e a abordagem muito própria da escrita simples, quase sempre agradável e profissional de temas sociológicos pouco habituais.
E se este Avieiros, hoje, de João Francisco Gomes (1995), que comprei recentemente, tem por sombra tutelar o escritor ribatejano Alves Redol (1911-1969) que pela primeira vez tratou do assunto em 1942 (Avieiros), desta vez não é a ficção que prevalece.
A migração dos pescadores e famílias de Vieira de Leiria, para as mais favoráveis e menos perigosas margens ribeirinhas do Tejo são o motivo principal deste livrinho. Bem como um tipo de cultura própria que esta mudança acabou por propiciar.

4 comentários:

  1. Sabia deste livro, mas ainda não o vi. Se vale a pena, vou lê-lo. Obrigada pela dica.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, e muito informativo.
    Boa tarde.

    ResponderEliminar
  3. Já o vi, no Pingo-Doce, mas não o comprei. Quando estou na fila, para pagar, é quando folheio estes livrinhos e vou comprando (alguns por sugestão aqui no Arpose) . Já tenho uns quantos, mas ainda só li poucos:(

    Boa noite:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devo ter cerca de 20 destes livrinhos e os de Ensaios têm quase sempre qualidade. Até agora só enfiei 2 barretes, de outras temáticas.
      Bom Domingo.

      Eliminar