quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Regionalismos poveiros I



Há oito ou nove lugares no Mundo que me atravessaram a vida e que eu conservo afectuosamente na memória. Dos portugueses, a Póvoa de Varzim, onde passei muitos agostos da existência, em férias, é um deles, que me traz recordações felizes. E, por isso, alguma bibliografia tenho nas estantes da minha biblioteca sobre essa cidade que era apenas vila quando por lá andei, na infância e adolescência.
Recentemente, e através da Livraria Lumière, adquiri uma obra, de feição regionalista, com crónicas de José de Azevedo (1935), intitulada Poveirinhos pela graça de Deus (2007), nomeada assim por um diálogo que se travou entre poveiros e o rei D. Luís, no alto mar, e da resposta que os pescadores deram ao monarca português, quando este lhes perguntou a origem.
O livro lê-se muito bem e contém um glossário poveiro usado pelos naturais com muitos regionalismos locais a que vou dar guarida seleccionada no Arpose, neste e nalguns postes seguintes, a exemplo do que já fiz com outras regiões portuguesas, referindo os significados. Comecemos então pela letra A do alfabeto:

1. Acadimar - sossegar, tranquilizar.
2. À caria - à sorte, sem método algum.
3. Albaiozes - calças de ganga com alças, tipo fato-macaco, que os pescadores usavam nas traineiras.
4. À mata fisga - à falsa fé, pela calada; sem que ninguém conte.
5. Andar c'o peixe à proa - andar grávida.
6. Andaroina - viver à custa dos outros.
7. Ardida - mulher extravagante; sedutora, provocante.
8. À rola - barco solto ao sabor das ondas, sem governo.
9. Assefecada - assustada.
10. Assejar - esperar, ao largo, o melhor momento para entrar no porto.

6 comentários:

  1. Vi este livro no site da Lumière e lembrei-me de si.
    Desconhecia todos estes regionalismos. Venham mais!
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há coisas a que não consigo resistir..:-)
      É essa a minha intenção.
      Boa tarde!

      Eliminar
  2. Gostei sobretudo do " Andar c'o peixe à proa" :-D Bom dia!

    ResponderEliminar
  3. Acho os regionalismos riquíssimos do ponto de vista cultural e estas recolhas são muito importantes para que fique o registo.
    Tudo se vai perdendo...
    Bom dia de Reis!

    ResponderEliminar
  4. É verdade, a desmemória é um crime, que o tempo traz, quase sempre, consigo.
    Retribuo os votos, com estima.

    ResponderEliminar