quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Desabafo (75)


A parolice nacional, por vezes, excede a capacidade da minha tolerância e da minha paciência. A BNP, que foi capaz de ignorar ou omitir o centenário do nascimento de Eugénio de Andrade (1923-2005), desdobra-se agora em publicitar uma exposição sobre o faraó egipcio Tutankhamon. Eu imagino que se deve ao facto de usarem a palavra inglesa superstar no título da mostra da Gulbenkian. Nas mentes débeis, há palavras que têm efeitos mágicos. Outro exemplo é o termo procrastinar. E ninguém nos consegue livrar destas parvoíces mentais...

4 comentários:

  1. A exposição sobre as notícias que apareceram na imprensa portuguesa quando o túmulo do faraó foi descoberto é muito interessante. E foi feita por alguém que percebe do assunto.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  2. Não discuto a qualidade das notícias e mostra da Gulbenkian, mas era preferível que a BNP procurasse fundamentalmente cumprir as suas obrigações próprias e institucionais, perdendo tempo a apadrinhar outras... A Fundação tem uma Newsletter competente para o facto. E qualquer um a pode receber.
    Uma boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não vi a expo da Gulbenkian que tem um título parolo. Referia-me à mostra da BN.
      Quanto a uma exposição ou referência sobre o centenário de Eugénio de Andrade, concordo consigo. Espero que a expo que está no Porto possa itinerar pelo menos até Lisboa, já que não haverá muitos locais com condições para receberem manuscritos.
      Bom dia!

      Eliminar
    2. O Pimentel, que veio do MNAA, imprime a quase tudo o que faz um lado exibicionista e apelativo chunga que ronda o mau gosto. Deve estar-lhe no sangue...
      E, quem sabe se não arrastará consigo essas almas débeis (de que eu falei) por osmose e curiosidade?!...
      Oxalá a exposição portuense chega a Lisboa.
      Boa tarde.

      Eliminar