sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Bibliofilia 203



Livreiros e alfarrabistas costumam aconselhar os clientes a não comprar obras truncadas, pois correm o risco de não conseguirem completar a obra, quando formada por mais do que um volume. Por várias vezes ignorei este sábio conselho, mas quase sempre tive sorte; excepto com as obras completas (6 livros) do poeta António Diniz da Cruz e Silva (1731-1799) na sua primeira edição (1807-1817 / Typografia Lacerdina - Impressão Regia), cujo tomo IV me está em falta, de há vários anos a esta parte, para minha pena.



Um dos casos que completei com sucesso, ao longo de 5 ou 6 anos foi Variété, de Paul Valéry (1871-1945), editado pela Gallimard (1924-1945) em 5 livros. O primeiro dos volumes comprei-o na Rua do Alecrim, em meados dos anos 90, e ostenta assinatura de posse de Castelo Branco Chaves (1900-1992) e a data manuscrita de 1936. Tem também alguns sublinhados a lápis. O segundo volume não sei onde o adquiri, nem quanto paguei por ele. Tem  encadernação meia francesa, ao contrário do I tomo brochado, e tal como os 3 seguintes.



Finalmente, os três últimos volumes, encadernados, foram todos comprados (Esc. 300$00, cada) num alfarrabista da Calçada do Carmo, por volta de 1995. Todos os tomos de Variété se encontram em bom estado.
Não sendo obra rara - creio - por haver reedições, estes ensaios de Paul Valéry têm grande valor para mim pelo diálogo mental que permitem e pelas reflexões que trazem da leitura.

9 comentários:

  1. Aqui no Porto, além da sua já conhecida Lumière, sugiro a Livraria Académica, na R. Mártires da Pátria ( não longe da Pç. Carlos Alberto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pela dica.
      Conheci a Livraria Académica, ainda no tempo do Sr. Guedes e genro, que me deram, eu ainda adolescente, bons conselhos para leituras.
      Com o sr. Canavez, muito outro estilo e dourados nas estantes, só lá fui duas vezes...
      Abraço amigo.

      Eliminar
  2. Realmente, é uma sorte, comprar obras truncadas e conseguir completá-las!
    Nunca aconselho a tal e até alerto o cliente. Já consegui completar algumas, mas tal como o APS referiu, por vezes são anos de procura e espera!
    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz bem!
      Ainda assim, a minha coroa de glória foi ter completado, em cerca de 10 anos, a edição oitocentista das obras de Diogo Bernardes: "Várias Rimas ao Bom Jesus" (1770) comprado num leilão de José Manuel Rodrigues (lote 107), "O Lyma" (1761), na R. do Alecrim; e "Rimas Varias..." (1770), ao sr. José Vicente, da Livraria Olisipo.
      Agradeço os votos e retribuo, cordialmente.

      Eliminar
    2. Errata:
      queria dizer "edição setecentista".

      Eliminar
  3. Compensa muito, se conseguirmos completar.
    Boa tarde.

    ResponderEliminar
  4. nunca ouvi isso de um livreiro. eu vou procurando e comprando. só qd é muito raro deve ser difícil mesmo. mas o q procurei ter tenho conseguido completar. foi assim com em busca do tempo perdido de proust que é maravilhoso. o primeiro inclusive nem tenho porque li de uma biblioteca, mas o primeiro é mais fácil de achar. beijos, pedrita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Habitualmente os números finais são menos frequentes...
      Uma boa noite!

      Eliminar