sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

As palavras do dia (42)

 


Entre o pivot-clown, o jornalismo obeso e a mesmice, António Guerreiro define bem o miserabilismo mediático, populista e saloio dos nossos dias. Mas ganha-se em ler toda esta crónica ( A mentira no pequeno ecrã) na revista ípsilon do jornal Público de hoje.

6 comentários:

  1. Li toda. Sendo muito sério o tema, concordando eu com tudo o que diz não pude deixar de sorrir no final a pensar em quem eu aplicaria a estalada. Só vemos mesmo noticias às refeições porque a senior cá de casa nao as dispensa, mas assim que posso mudo o canal ou simplesmente apago a caixa que mudou o mundo, mas que hoje em dia nos cansa tanto.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São raras mas, felizmente, ainda há crónicas assim..:-)
      Vejo de preferência as notícias, algumas raras vezes, na RTP2, na 1 o orelhudo do pivot convencido parece um actor de 3ª ordem de uma telenovela de má qualidade, com os seus jeitos histriónicos. Até eu tenho vergonha por ele.
      Retribuo, cordialmente.

      Eliminar
  2. E quando repetem nos dias seguintes a mesma reportagem com o mesmo texto e o problema já teve resolução? O pior disto é que não é um jornalismo sério.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "replay", sobretudo de imagens, é frequentíssimo, realmente.
      Perdeu-se a vergonha, o sentido crítico há muito que não existe. Profissionalismo não há. Vai sendo uma espécie de tele-rural...
      Um bom fim-de-semana.

      Eliminar
  3. Para os jornalistas, quanto mais dramatismo, melhor! E, como pelos vistos, não têm quem lhes exija mais e melhor...
    Salva-se, sem dúvida, a RTP 2... Salvo erro, foi na quinta-feira que deu um documentário muito interesante sobre o Mapa da Vinlândia!
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A 2 é normalmente um oásis, mas a exigência do público, em geral, é, normalmente, quase nula. Depois, é muito mais fácil puxar para o chinelo do que incentivar a subir às alturas...
      Retribuo, cordialmente.

      Eliminar