quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Shakespeare e Julia Margaret Cameron


Todos os anos, o TLS me surpreende ao dedicar um dos seus números à temática shakespeariana, impreterivelmente. O fervor e imaginação dos ingleses é inesgotável ao abordar  motivos sempre novos sobre o seu dramaturgo mais importante. (Imagine-se, que todos os anos, o JL e/ou a Colóquio consagrassem a Camões um seu exemplar. Impensável!, que os nossos estudiosos e académicos mimosos andam assoberbados com outros trabalhos muito mais vistosos...) Desta vez, foi o nº 6107 do TLS, de 17 de Abril de 2020, que dedicou 8 páginas a pequenos ensaios sobre William Shakespeare, como sempre muito originais. Sendo que o texto que mais me chamou a atenção é dedicado à iconografia da representação teatral e cinematográfica, ao longo dos tempos, nomeadamente, os testemunhos fotográficos (Still  Shakespeare and the Photography of Performance, de Sally Barnden), de Julia Margaret Cameron (1815-1879), pioneira inglesa da fotografia, que têm, aqui, uma particular evidência. E que dedicou uma boa parte da sua obra às encenações shakespearianas do seu tempo. Deixámos imagens de Prospero e Miranda, bem como do rei Lear e suas 3 filhas, pelas lentes de Julia M. Cameron.



5 comentários:

  1. Qualquer semelhança entre ingleses e portugueses é pura coincidência...
    O Nobel de Literatura é anunciado amanhã. O APS ainda tem algumas expectativas ou curiosidade em relação a ele, ou já não liga mesmo nada ao assunto?

    Boa tarde.
    🍁

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A curiosidade mantém-se, a expectativa positiva é que não. Quando se iniciam os desatinos, é difícil voltar à normalidade ou ao equilíbrio.
      Um bom fim de tarde.

      Eliminar
  2. On ne sait jamais.
    Amanhã à tarde conversamos...

    Obrigada, igualmente.
    🍂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como não conhecia a Senhora nem a obra, não tenho, naturalmente, opinião.

      Eliminar
    2. Foi uma desilusão, nem apetece conversar sobre o assunto :-(
      Descobri um poema dela na página 1806 da "Rosa do Mundo" (Assírio & Alvim, 2001) que não dá, naturalmente, para ter opinião.
      E a curiosidade é pouca, confesso.

      Boa tarde.
      🍁

      Eliminar