segunda-feira, 12 de outubro de 2020

A Leiteira da Costa


Vinha cedinho da Costa, com o seu cântaro de leite à cabeça, muito a tempo do nosso pequeno almoço vimaranense. Que o leite tinha que ser fervido, antes de se beber. Deveria ter uma ou duas vacas, a nossa leiteira, e bom pasto, donde vinha também o musgo, no princípio de Dezembro para se montar o Presépio. Acabada a volta pelos fregueses, o leite remanescente era vendido, ao fim da manhã, na Feira do Pão, praça ampla aonde acorriam os clientes retardatários e alguns donos das leitarias da cidade. Foi isto nos finais de 40 e iniciais anos 50, porque em Coimbra e Lisboa, nos anos 60, já o leite só aparecia embalado, industrialmente. 

Não sei, por isso, como fizeram a reconversão, estas profissionais da venda ambulante, sindicalizadas, de que encontrei os respectivos cartões de associadas (nº 48 e 381), passados pelo respectivo sindicato, no já longínquo ano de 1955. Talvez tivessem ficado desempregadas... O que posso garantir é que a nossa leiteira da Costa não estava inscrita no sindicato.



7 comentários:

  1. Anos 70, em Algés, ainda havia venda de leite porta a porta, até que começou o rumor de que o leite era misturado com água e a padeira porta-a-porta passou também a vender o pacote (de plástico) de leite. Não me parece que quer no primeiro caso, quer no segundo houvesse qualquer tipo de sindicalização :)
    Estes cartões são pedaços de história.
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que estes cartões são um documento histórico. Não assinados pelas possuidoras, se calhar porque eram analfabetas...
      Não me recordo, mas é possível que a "nossa" leiteira vimaranense também tivesse chegado aos anos 70 a exercer a profissão.
      Bom resto de semana.

      Eliminar
  2. Ainda bem lembro, em Alvalade, das leiteiras e dos leiteiros, com estes jarros e uns púcaros nos quais mediam o leite que vendiam. Acho que se abasteciam na UCAL. Depois, quando foi proibida a venda de leite a retalho (parece que havia grandes mixórdias...), os mesmos vendedores passaram a vender garrafas de leite, que deixavam às portas das casas. Acho que o pagamento era feito semanalmente ou quando as pessoas estavam em casa. O mesmo com o pão.
    As cédulas são bem engraçadas.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Lisboa, já não apanhei essa fase, a Ucal dominava com os pacotes de plástico. Mas recebia o pão via padeiros ambulantes, e de boa qualidade. Ainda os ardinas também vinham, de porta a porta, entregar os matutinos - as manhãs estavam asseguradas..:-)
      Retribuo, cordialmente.

      Eliminar
    2. Os ardinas tinham que ter pontaria para atirar os jornais para as varandas. E para algumas bem altas. :)
      Bom dia!

      Eliminar
    3. Ainda quanto à UCAL: antes dos pacotes de plástico, de que já não lembrava, havia umas garrafas de vidro de 1 litro, que eram fechadas com uma prata com a data do leite ou o seu prazo de validade. Parece que algumas tb eram objeto de vigarice.
      Bom dia!

      Eliminar
    4. O meu primeiro ardina lisbonense tinha uma pontaria impecável para a varanda do 2ºandar!
      E ainda me lembro bem dessas primeias garrafas de vidro da Ucal.
      Bom resto de dia.

      Eliminar