quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Do que fui lendo por aí... 39

É ponto assente, nas minhas referências memoriais, que o primeiro romance de Camilo (1825-1890) que li terá sido O Retrato de Ricardina. Para o 6º ou 7º ano, tive que ler o Amor de Perdição, mas não me lembro, com rigor, da impressão inicial que me deixou.  


De há um tempo a esta parte, deu-me para reler alguns clássicos da nossa literatura. Assim fiz com Os Lusíadas, há uns 4 ou 5 anos, assim estou a fazer agora com a obra magna camiliana, tendo alcançado já as 85 páginas e finalizado o capítulo VII.


As impressões são várias. Da pungência custosa até à ironia divertida, da leitura empolgada ao tédio interpretativo, da admiração ao humor. Datado embora, não deixa de ser um grande livro.

15 comentários:

  1. Um livro que talvez devesse ler, mas o título não me atrai. Não gosto muito de romances e, do século XIX português, a minha preferência vai sempre para Eça (ou Herculano, noutro género). Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eça e Camilo são como uma espécie de Benfica/Sporting da nossa literatura..:-) Um pouco irredutíveis: ou se gosta de um ou de outro. E concedo: Eça é mais simpático e actual. Mas eu também aprecio muito Camilo.
      Um bom dia, também.

      Eliminar
  2. Li muito pouco Camilo, mas no liceu foi "A Queda de um Anjo" a escolhida pelo professor para estudarmos. Não me lembro de ler o Amor de Perdição, mas lembro-me dos colegas da área de Português se queixarem. A obrigatoriedade leva, muitas das vezes, a não se voltar aos bons autores.
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devem faltar-me ler muito poucas novelas camilianas. Com distanciamento, a ironia e a riqueza vocabular de Camilo, deram-me quase sempre algum prazer de leitura. E dela tirei sempre algum proveito.
      Retribuo os votos, cordialmente.

      Eliminar
  3. Foi o primeiro Camilo que li e este livro tornou-me uma apaixonada dos romances (e não só) de Camilo. E continua a ser o meu romance preferido de Camilo.
    O primeiro Aquilino que li foi O romance de Camilo.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consigo lembrar-me qual foi o meu primeiro Aquilino, mas comecei a ler Eça muito cedo: 11/12 anos. Talvez os "Contos" e depois "O Primo Basílio".
      A Camilo e aos dois anteriores regresso com alguma frequência, ainda que seja só para folhear e reler umas linhas.
      Uma boa noite, também.

      Eliminar
    2. O primeiro Eça que li foi A cidade e as serras que na altura não me entusiasmou por aí além. Depois li outros dele e claro que gosto imenso. Hoje A cidade e as serras é dos meus preferidos, a seguir a Os Maias . De Eça não gosto de alguns dos contos - 'grande seca'. Deve ter a ver com a temática.
      Bom dia!

      Eliminar
    3. Volto aqui para alterar o primeiro Aquilino que li que foi O romance da raposa e a seguir os livros da Arca de Noé III classe. O primeiro Aquilino 'crescido' é que foi O romance de Camilo.
      Boas leituras!

      Eliminar
    4. Para lá do lugar comum de privilegiar "Os Maias", continuo a gostar muito de "O Primo Basílio". Dos contos, elejo "Singularidades de uma rapariga loura" e "José Matias" (que às vezes me cheira a Camilo...) Quanto aos livros que Aquilino escreveu para as netas (?), foram os últimos que li dele e creio que não todos...
      Um bom fim-de-semana.

      Eliminar
    5. Os livros de Aquilino foram escritos para os filhos. Para a neta mais velha escreveu O livro de Marianinha.
      Bom fim de semana!

      Eliminar
    6. Obrigado pela sua rectificação!..:-)
      Boa tarde.

      Eliminar
  4. O meu primeiro Eça foi O Crime do Padre Amaro (às escondidas) e continua a ser um dos meus preferidos, a par de Os Maias e A Cidade e as Serras.
    O primeiro do Aquilino foi O Malhadinhas (no Liceu).
    O meu primeiro Camilo foi precisamente O Amor de Perdição, que não me encantou; li mais alguns dele (poucos) ao contrário do Eça de quem li quase tudo.

    Bom fim-de-semana.
    🌾🍂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aos 9 anos, abandonei a leitura às primeiras páginas de "O Crime..." ao me aperceber que não era um romance policial..:-)
      Retribuo os votos.

      Eliminar
    2. :-)))
      Mas voltou a ele mais tarde, I presume...

      Boa noite dourada pelo luar (embora lhe chamem azul)
      🌕

      Eliminar
    3. Voltei, certamente.
      Retribuo.

      Eliminar