domingo, 15 de julho de 2018

As borboletas da net (e aí vai mais um poste "elitista" e politicamente incorrecto)


É escusado fantasiar ou iludirmo-nos: muitas das anódinas visitas, ocasionais, vêm ao Arpose por causa das imagens, não por causa dos textos. O bing é pobre em iconografia, o pintrest é um plagiador pimp de imagens alheias, o Google é um conservador inato e estandardizado...
Por isso, quando um brasileiro vem ao Blogue para centrar a sua atenção no poste sobre o "Bestiário de Da Vinci", ou um americano clica num poste de parabéns, eu sei que vieram pela imagem da Senhora com um Arminho, e pelo desenho de um gato de Picasso, mas o texto que acompanha essas imagens pouco lhes interessa. A América Latina também é muito atraída pela fotografia de uma Santa com barbas (Wilgefortis) o que só demonstra o lado animista africano que subsiste nas Américas do Sul e do Norte. Mas também as botas de um quadro de Vincent van Gogh, que encimam necessariamente e a propósito uma transcrição de Heidegger, colhem a atenção dessas muitas borboletas que circulam pela net. Heidegger deve ser, para essas mariposas néscias, apenas um nome esquisito. Só o insólito e extravagante das imagens as desinquieta, da sua inércia ignorante e boçal.

2 comentários:

  1. Para além dos célebres "caçadores de imagens", como muito bem refere, existe outro género de visitantes que são os comentadores. Estes apenas olham para o título ou imagem e de imediato deixam um comentário, que muitas vezes nada tem a ver com o post ou a crónica.
    Ao longo dos anos conheci alguns, por vezes bem simpáticos e educados, mas muito repetitivos e confesso que demorei a perceber a razão de tanta assiduidade, até que por fim percebi:)
    Recentemente redescobri uma dessas pessoas, que quase duas décadas depois, após o enorme sucesso na net do seu blogue, consegue manter a mesma idade, e o mesmo discurso, mantendo uma enorme legião de fans.
    Muito boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me acontecem muito, esses comentários "acelerados", de quem lê mal, na diagonal e muito depressa..:-) Às vezes, são autênticos tiros no pé, porque se nota logo que nem perceberam o que leram.
      É pacífico que quanto mais lineares e simplórios são os postes mais agradam às visitas, na net... E então se tiverem uma imagem exótica, nem se fala.
      Um bom fim de tarde, cordialmente.

      Eliminar