terça-feira, 24 de julho de 2018

A facilidade e o entretenimento


Com a ligeireza característica que é apanágio da reflexão bloguística, vou escrever uma blasfémia (só para alguns) foleira: Eça é melhor que Camilo. Que tenho grandes dúvidas em subscrever.
Predominantemente, como em todos os países europeus, e até finais do século XIX, a literatura portuguesa situou-se em cenários rurais, onde, aliás, grande parte da população vivia.
Eça, por cá, foi a grande excepção, Camilo, a regra.
Depois, o neo-realismo do sul da Europa, sobretudo, acabou por prolongar essa agonia.
É evidente que há grandes romances de cenário rural, por esse mundo. De Lampedusa, de Steinbeck, até de Mauriac. Mas tão só de grandes escritores, que, em Portugal, não são muitos. Façamos então justiça a Camilo e a Aquilino, cada vez menos lidos. Pelos mimosos citadinos lusitanos.

7 comentários:

  1. Mas Aquilino não é de fácil leitura, digo eu...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Criou-se um pouco esse mito. Contudo, não será mais difícil do que lermos um romance estrangeiro, na sua língua original.

      Eliminar
  2. Consciente da minha iliteracia gostava de deixar
    dois nomes, que para mim escreveram histórias que
    me tocaram e que raramente são mencionados. José
    Rodrigues Miguéis e João de Araújo Correia. Alguns
    mais podia referir, mas seriam muitos e neste espaço
    não caberiam. Se são ou não os melhores, não sei,
    mas que gosto muito da maneira como escrevem isso
    para mim é o importante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois são dois autores que eu considero muito. Conheço melhor a obra de Miguéis, que se debruçou mais (e muito bem) sobre a cidade. Araújo Correia é mais regionalista, sobre Trás-os-Montes, assim como Tomás de Figueiredo "trabalhou" sobre o Minho. Na minha opinião, todos escreviam como deve ser - bem.

      Eliminar
  3. Leio com grande prazer os três: Eça, Camilo e Aquilino.
    Já fui uma grande leitora de Steinbeck e gostei dos dois ou três livros que li de Mauriac.
    Dos mais recentes, os meus preferidos são Miguéis e Sena. Ainda este mês ofercei dois Sinais de fogo a duas aniversariantes.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De Mauriac, que conheço razoavelmente e li bastantes romances, eu diria que é um grande construtor de climas de tensão, e de personagens de província, normalmente católicos. Um contraponto gaulês das atmosferas tensas de Graham Greene.
      Bom resto de semana.

      Eliminar