terça-feira, 26 de setembro de 2017

De Francisco Manuel de Melo, sobre os catalães


Parcial, na altura, sem dúvida, Francisco Manuel de Melo (1608-1666) participou na contenção da insurreição da Catalunha, no lado da corte de Madrid. A opção de Filipe IV (III, de Portugal) foi pela Catalunha, em detrimento de combater a insubordinação, quase simultânea, em Portugal. O que, de algum modo, contribuíu para que a revolta em Lisboa, em Dezembro de 1640, tivesse sucesso.
Sobre os catalães, escreveu no seu Movimientos, Separacion y Guerra de Cataluña (1645), o poeta Melodino, as seguintes palavras:

...Son los catalanes por la mayor parte hombres de durísimo natural; sus palabras pocas, á que parece les inclina tambien su proprio lenguage, cuyas cláusulas y dicciones son brevísimas; en las injurias muestran gran sentimiento, y por eso son inclinados á venganza; estiman mucho su honor y su palabra; no menos su exencion, por lo que entre las mas naciones de España son amantes de su libertad. ...

4 comentários:

  1. 'Inclinados á venganza': lembro o escarcéu à volta da saída de Figo do Barça, sem a mais leve 'ordem à mesa' de alguma pessoa responsável ou alto dirigente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembrou bem...
      A benefício de inventário, achei as mulheres de Barcelona mais discretas ("sus palabras pocas"), do que as espalhafatosas madrilenas.

      Eliminar