domingo, 24 de setembro de 2017

Da Janela do Aposento 67: Luz e Sombra




Num dia NEGRO, como hoje, em que o poderoso provincianismo, IGNORANTE, alemão e a matriz liberal dos pafunços nacionais ganharam mais uma batalha na tentativa de transformar a Europa numa coutada do liberalismo, aberto aos pistoleiros e vendedores de banha da cobra, só me resta, como sempre, a esperança na educação e elevação do pensamento.

Ciente da herança cultural recebida por uma edução assente na promoção social do conhecimento, não me oponho a novos métodos de ensino. No entanto, continuo a pensar que andamos a dar pouca importância às tais “basesinhas” de que se falava a propósito da educação do Eusebiozinho n’Os Maias, numa tentativa de ganhar a batalha sobre o avanço do obscurantismo.

A preocupação, tola e recente, de não “encher” a cabecinha dos “meninos” com tralha do passado, histórico-literária, faz com que a ausência de ocupação e a negação do preenchimento espiritual com assuntos de qualidade passe a ser disponível para pasto mais aberrante, vazio e nocivo.

Oxalá que o dia de hoje seja de profunda reflexão para evitar males maiores.


Não valerá a pena falar da vergonha e do desencanto profundo perante o resultado das eleições de hoje na Alemanha, fruto  da minha aversão ao provincianismo espiritual germânico, embora defensora ilimitada da salutar vida campestre. Basta lembrar que sempre julguei, com a antecipação devida, o efeito nocivo do provincianismo bacoco, vazio e culturalmente deprimente da chanceler alemã, que, infelizmente, continua sem assumir as suas responsabilidades, tal como os pafunços nacionais, pela deriva nacionalista.

5 comentários:

  1. A AfD vai ter mais de 80 deputados no Parlamento alemão. Nem sei que dizer.
    Segundo ontem ouvi a AfD teve maior votação nos territórios da antiga RDA.
    Vamos lá a ver se a Europa abre os olhos e toma juízo, mas a minha fé não é muito grande.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para MR:
      De lugares parece que vão ter ca. 94 (!). Conhecendo uma cidade como conheço Colónia e vendo os resultados podemos concluir que os descendentes dos antigos "lumpen" estão de volta ! No entanto, a chungaria ainda não conseguiu dominar a Agripina, no conjunto ficou abaixo dos 10 %, chegando a quase 20 % numa zona comparável a Chelas. Na Saxónia, terra do Ulbricht, é que já não podemos ir !

      Eliminar
  2. Ao ver as notícias das 7 na SIC fiquei a saber a propósito das eleições na Alemanha, que o politicamente correcto chegou à redacção da estação televisiva, quando o locutor referindo-se a este triste partido que ficou em terceiro lugar, como de ultra direita, será que já foi proibida no vocabulário a designação extrema-direita?
    Muito bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Mister Vertigo:
      Pois os jornais posicionaram rapidamente. Nem destacaram os quase 9% que a Senhora Merkel perdeu e, apenas alguns, demonstraram que esses eleitores passaram para a EXTREMA-DIREITA, como diz bem.

      Eliminar
  3. Onde-se lê: posicionaram, deve ler-se: posicionaram-se

    ResponderEliminar