segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Idiotismos 36


Na rubrica Idiotismos (nº 7, de 5/12/2012), abordei a expressão cortar na casaca. Por essa altura, e por associação de ideias, em parceria com um amigo, tentámos descobrir, também, a origem e razão da expressão virar a casaca que, de uma forma geral, se aplicava a pessoas que se adaptavam a novos tempos, mudando de opinião, partido e modos de ser, para melhor aproveitarem e se servirem de novas conjunturas políticas. João Abel Manta (1928), muito inspiradamente, pouco depois do 25 de Abril, num cartoon muito sugestivo (em imagem, a encimar este poste), exemplificou de forma humorística, os viracasacas, oportunistas que, tendo servido o antigo regime com devoção, se tentavam integrar, disfarçadamente, na nova ordem democrática.
Mas nem o meu amigo nem eu, nessa altura, conseguimos deslindar o mistério da origem do virar a casaca. Recentemente, porém, no livro Origem de várias locuções, adágios, anexins, etc. (Elvas, 1928), de António Thomaz Pires (1850-1913), preto no branco, tudo era explicado claramente. Acontece que Carlos Manuel (1562-1630), duque de Sabóia, tinha um carácter dúplice e oportunista, que o fazia apoiar ora a Espanha, ora a França, na guerra em que os dois países andavam envolvidos. Consoante os benefícios que, daí, poderia colher. E para não ter que mandar fazer duas fardas de cores diferentes (branca, cor da França, e vermelha de Espanha) mandou fazer um casaco branco por um lado e vermelho, do outro. Podendo assim igualmente servir dos dois lados, e ambos os países inimigos, conforme fosse a ocasião e opção escolhida. Assim se começou a usar a expressão: virar a casaca.

para A. de A. M., afectuosamente.

4 comentários:

  1. Já tive um casaco de inverno que se podia vestir dos dois lados. :-)
    O cartoon do JAM é divertidissimo com o alfaiate sem mãos a medir.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu tive, por volta dos 14/15 anos, um capaz blusão "dúplice", que de um lado era de flanela aos quadrados e, do outro, um semi-impermeável creme que me protegia da chuva.
      JAM sempre foi bem sucedido em quase tudo o que fez..:-)
      Boa noite!

      Eliminar
  2. Ontem esqueci-me de dizer que Carlos Manuel devia ser um homem prático. :-)
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou pragmático, politicamente..:-)
      Bom resto de semana!

      Eliminar