sábado, 10 de setembro de 2016

As palavras do dia (22)


Embora a citação (entre chavetas grandes, a esferográfica, na imagem) me pareça o cerne da questão, será de bom tom ler no jornal Público, de hoje, a crónica integral de J. Pacheco Pereira, que chama a atenção para alguns "mitos menores e maiores postos em circulação" por algumas Cassandras, alguns comentadores e economistas a soldo e ainda outros, pequeninos, historiadores portugueses de pacotilha.

8 comentários:

  1. Sobre PP, o historiador fast-food, socorro-me das palavras sábias do Arpose: "El que de aire empreña, qué ha de parir sino vento?"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou de acordo. Poderá haver pose, concedo, de "enfant terrible", a que se habituou desde tenra idade - eu conheci-o, teria ele uns 18 anos... Mas só a biografia de Cunhal bastaria para comprovar, não só a sua grande capacidade de trabalho, como a profundidade e seriedade da sua obra. Depois, é inteligente. E vê as coisas da política com argúcia, conhecimento e experiência própria.
      É um dos poucos comentadores que ouço com agrado, porque tem uma forma inédita de ver o panorama.

      Eliminar
    2. Inédita seria, não fosse o caso de coincidir com a do jovem Galamba. Eu serei suspeito, pois acho mesmo que TINA - o que não significa que tenha votado ou vá algum dia votar PÀF. Ora, para PP, quem acha que o socialimo corrupto nos levou e levará ao fundo tem vistas curtas, é radical de direita, neoliberal, etc. Há o preto e o branco. Quanto à biografia de Cunhal, já vi de tudo.

      Eliminar
    3. Faço-lhe um desafio ou uma sugestão: veja a próxima "Quadratura do Círculo". O Coelho e o Xavier remoem cacofonicamente, sem dizer nada, o costume do que politicamente convém aos seus partidos; PP diz quase sempre algo de novo, inesperado, importante.
      Eu creio que essa sua cetrina pelo ex-maoista "arrependida" se pode dever ao facto de ele, com Rui Rio, nunca ter pertencido à guarda pretoriana do imperador dos Dragões... Ora, eu acho que foi simplesmente uma atitude saudável.

      Eliminar
    4. Hmmm... E porque haveria PP de ser portista ou pertencer ao séquito? Não é daí que me vem o desagrado com a criatura, pode crer.

      Eliminar
    5. Esquecia-me. Não costumo ver a Quadratura do Círculo. Da última vez que vi, estava PP a explicar candidamente o que António Costa balbuciava. Muito mansinho.

      Eliminar
    6. Mas não vale a pena "discutir" por causa disto. Boa semana!

      Eliminar
    7. Cordialmente, uma boa semana, também!

      Eliminar