quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pequena história (2) : D. Jorge de Lencastre


Passou há poucos dias o aniversário do nascimento (12 de Agosto) de D. Jorge de Lencastre (1481-1550), filho bastardo de D. João II e de Ana de Mendonça. Dizem que era de baixa estatura, culto e de boas maneiras. Conta-se, também, que sendo ainda de pouca idade o pai quis casá-lo com uma filha dos reis de Castela, Fernando e Isabel, com vista a assegurar-lhe um futuro real. Para isso, mandou D. João II, secretamente a Castela, Lourenço da Cunha que foi levado à presença da Raínha Isabel. Exposto o assunto, a raínha, com manifesta cortesia e ironia, respondeu ao fidalgo português que não poderia casar a sua filha com um bastardo, embora real. E acrescentou que, como o seu marido (Fernando) também tinha uma filha natural, talvez pudessem tratar desse outro casamento. Incomodado, Lourenço da Cunha que tinha respostas rápidas, terá dito: "Senhora, El-Rei meu Senhor, não pretende tanto aparentar-se com El-Rei D. Fernando, mas com V. A., por isso se V. A. tiver outra filha bastarda, ele a tomará para seu filho."

7 comentários:

  1. Se tivesse sido rei, como parece que D. João II queria...

    ResponderEliminar
  2. Pois queria, MR, sobretudo depois da morte do filho Afonso, nos areais do Tejo, mas o "lobby" pró-D. Manuel era mais forte.

    Em tempo, o Google teve mais um fortíssimo ataque de Alzheimer: não me deixa colocar postes no Arpose. Ou será o "big brother" censor?... Nunca se sabe...

    ResponderEliminar
  3. Acho que nunca tinha visto o retrato de D. Jorge de Lencastre.

    ResponderEliminar
  4. Creio que só pelo olhar, incisivo, faz lembrar o Pai, que tinha o rosto alongado. De Ana de Mendonça é que creio que não há nada, Miss Tolstoi.

    ResponderEliminar
  5. Onde encontrou este retrato de D. Jorge de Lencastre? Tenho andado à procura dele, e este é o único sítio onde encontro. Bom trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está-me a pedir muito... Já vai há tanto tempo (7 anos) que, muito francamente, já não me lembro. Mas não foi na net, com certeza, que é um repositório iconográfico de lugares comuns, algumas vezes até errados nas legendas.
      Muito obrigado pelos votos.

      Eliminar