quarta-feira, 10 de maio de 2023

Recomendado : noventa e sete



Não posso afirmar seguramente que George Orwell (1903-1950) seja um dos meus escritores ingleses preferidos, mas também é verdade que li com algum agrado e facilidade os 3 ou 4 livros de sua autoria que me passaram pelos olhos. Este Ensaios Escolhidos (Relógio D'Água, 2016), que o meu amigo H. N. me emprestou, em boa hora, terá bons e menos bons capítulos, mas também se lê muito bem. Ressuma sobretudo autenticidade e clareza da leitura na abordagem dos diversos temas tratados.
Depois, fala de algumas verdades simples ("Quando dizemos que um escritor está na moda, quase sempre estamos a dizer que é admirado pelas pessoas com menos de trinta anos.", pg. 44) ou expressa com sinceridade o seu gosto ainda que subjectivo ("O facto de nos ocorrer sequer colocar estas perguntas mostra a estatura de Gandhi. Podemos sentir, como é o meu caso, uma espécie de aversão estética por ele, ..."  pg. 409). De Orwell retive de memória, também, a fina ironia de apelidar  o poeta W. H. Auden (1907-1973) de "marxista de salão". 
Daí esta minha recomendação do livro.

6 comentários:

  1. Tenho-o, mas ainda não o li. Nem sei quando tal vai acontecer. Mas fica registada a recomendação! 😊
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora irregular, o balanço da leitura do livro é muito positivo. Vale a pena.
      Boa tarde.

      Eliminar
  2. Como só podia comprar um livro de peso ($) optei pelos Diários: será que fiz mal?
    Gostei bastante do que já li.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não li o livro que refere, mas Orwell é sempre um autor a ter em conta.
      Uma boa tarde!

      Eliminar
  3. Muito bom de ler e também opinativo, no melhor sentido.
    Boa noite.

    ResponderEliminar