quinta-feira, 11 de maio de 2023

Esquecidos (13)



Humanamente, não podemos lembrar toda a gente. Nem mesmo todos aqueles poetas de que gostamos. Porque a memória também tem os seus limites e fará, inconscientemente, as suas opções naturais. 

Por um tempo pequeno, tropeçamos
contra os restos do tempo. Acaso indícios.
Horizontais ao tempo. Por um tempo
de focinho mais baixo do que bichos.

Ora, eu tenho uma pequena dívida de gratidão para com o poeta José Augusto Seabra (1937-2004), mas não vale a pena contá-la em pormenor. Acresce que dois dos meus maiores amigos, que com ele privaram profissionalmente, ainda hoje o consideram o melhor ministro de Educação (1983-1985) com quem lhes foi dado trabalhar.
Aqui o lembro, portanto.


5 comentários:

  1. Sim, concordo.
    Ele e o Roberto Carneiro.
    Esta capa é excelente, como os versos aqui mostrados.

    Obrigado e um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São raros, hoje, os capistas com a qualidade dos de outrora.
      E os ministros, com poucas excepções, também...
      Um bom fim-de-semana!

      Eliminar
  2. Não conheço o poeta, mas gostei do poema. E sim, a memória prega partidas: tanta coisa eu esqueceria de bom grado, para dar lugar a coisas que me quero lembrar e me esqueço. Bom dia!

    ResponderEliminar
  3. Margarida Elias (comentário acima) :-)

    ResponderEliminar
  4. Era um poeta discreto. Que foi também embaixador.
    Merecia ser lembrado.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar