terça-feira, 28 de abril de 2020

Pinacoteca Pessoal 164


Épocas demasiado pródigas em artífices de grande qualidade prejudicam, no futuro, os artistas de segunda água que, muitas vezes, acabam esquecidos, por os maiores secarem tudo à volta. Será o caso da Renascença, em que só os grandes (Da Vinci, Miguel Ângelo...) são lembrados, com frequência.
De Francesco del Cossa (Ferrara, 1435?-1478, Bolonha) muito pouco se sabe. E da sua obra são sobretudo conhecidos os frescos que realizou para o Palazzo Schifanoia (Ferrara), em parceria com um colega pintor, por encomenda do duque Borso de Este. Reproduz-se, acima, o Triunfo de Maio, que terá sido executado por volta de 1470.


São 12 frescos, com motivos astrológicos, de que, seguramente, Del Cossa pintou três. Os frescos, restaurados recentemente, decoram a Sala dei Mesi do palácio de Ferrara. Em carta, que sobreviveu ao artista, este queixa-se ao Duque italiano, por ter sido mal pago. Na restante obra de Francesco del Cossa, cujo pai era um modesto pedreiro, predominam os motivos hagiográficos e um ou outro retrato, como este último, curioso e intrigante, denominado: Jovem com anel. Alguns quadros podem ser vistos no Museu Thyssen-Bornemisza (Espanha), como, por exemplo, o que representa S. Vicente Ferrer.


4 comentários:

  1. Parece ser um pintor interessante e a ver com atenção. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A qualidade da sua obra parece-me muito boa.
      Bom dia.

      Eliminar
  2. Há aqui pinturas que me não são estranhas, embora o nome do pintor não me diga nada.
    «O Triunfo de Maio» vem mesmo a propósito...
    Bom dia! Bom mês de Maio, aí a chegar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O segundo quadro surge com 2 títulos: "Triunfo de Vénus" ou "...de Abril". E até o vi denominado: "As sete musas"...
      Esperemos que Maio atenue as restrições.
      Bom dia.

      Eliminar