sexta-feira, 17 de abril de 2020

Apontamento 133: Por uma nova racionalidade



Paul Klee

Há bastante tempo que se vinha aflorando, em tertúlia particular semanal nossa, que havia qualquer “fim de festa” no ar, sem se saber o que viria a seguir. De certeza apenas “a consciência da vida caótica que o capitalismo engendra”, singularmente expresso por José Gil no seu último artigo:

“Vivemos, neste momento, dois tempos diferentes, em simultâneo: o nosso presente da vida confinada e o tempo da espera que a pandemia acabe. Nem um nem outro, nem os dois sobrepostos, ajudam a agir. Alguns pensam que este período de isolamento deverá ser aproveitado para tomar consciência da necessidade de mudar de vida, recusando voltar à “normalidade”. A normalidade representa o tecno-capitalismo e a vida caótica que ele engendra. (...) Mas mais profundamente, ela mostrou, segundo muitos, a futilidade e o vazio da vida sem sentido em que os povos viviam antes da pandemia”.
José Gil, Público, 13.4.2020

O que se deseja, certamente e de uma forma lúcida, é que a humanidade regresse a uma outra racionalidade, porventura numa retrotopia, palavra que fixei com interesse. O livro de Zygmunt Baumann, com o título Retrotopia está a caminho. Restam, para já, as palavras do autor, ditas numa entrevista ao El País: “Mirar atrás para recoger no significa ir atrás no volver”.

Post de HMJ

6 comentários:

  1. Gostava de ler esse "Retrotopia", mas fui espreitar no site Wook e não há em português...

    Um bom dia:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Isabel:
      Não sei se há uma edição em Castelhano...

      Eliminar
  2. Li o interessante artigo de José Gil no jornal "Público" e curiosamente noto que ninguém (comentadores, "especialistas" e politólogos) se interroga sobre o estado do capitalismo, essa ideologia que governa o universo, que depois de ter inventado o "politicamente correcto", conseguiu domesticar os contestatários.
    Muito boa tarde!

    ResponderEliminar
  3. Para Mister Vertigo:
    O "pasto" é duro demais para algumas cabeças ocas que por aí andam. E o neo-liberal da nossa praça não conhece, nem aceita outra ideologia.

    ResponderEliminar
  4. Também li e gostei do artigo de José Gil. Mas até acho que alguns politólogos e economistas até se têm interrogado quanto ao futuro do capitalismo, se vai conseguir responder ao que por aí vem. Mas andam todos um bocado aos papéis...
    Vi numa livraria A arte da Vida de Zygmunt Baumann que me despertou interesse.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para MR:
      Para já interessava-me ler o Retrotopia, depois logo se verá.

      Eliminar