quinta-feira, 18 de abril de 2024

Apontamento 165: Infelizmente, assim vai o mundo

 

O poste vai sem imagem, porque me recuso a fazer publicidade a uma publicação que não conheço, mas cuja matéria me parece extremamente duvidosa para os fins em vista.

Esclareçamos, então, a questão.

Pelas minhas leituras do jornal de referência, DIE ZEIT, fiquei a saber que a matéria literária dos exames nacionais, este ano na Alemanha, se baseavam numa autora, chamada Julia Zeh, cuja referência cultural e literária nunca me tinha passada pelos olhos.

Obviamente, considerei, à partida, que a falha seria minha, motivo pelo qual tentei recolher informações sobre a autora. Da minha livraria de referência, de Colónia, pouco recolhi, nem o tal romance "Corpus Delicti" aparece nas listas que costumo consultar.

O que tentei saber sobre a matéria do romance é que se trata de uma visão “distópica” sobre o futuro, ou seja, o avesso a uma perspectiva utópica e bela sobre o futuro.

Ao fim do dia, após a leitura da notícia e relembrar-me das minhas provas de exame nacional [Abitur], resta-me uma revolta enorme perante este disparate. Então, não haverá autor, na imensa galeria de escritores alemães, que, com uma qualidade superior a estes escritos de circunstâncias, fizesse pensar os jovens ? Convenhamos, não tenho nada contra a autora e o seu livro. Não me parece é escolha acertada para o fim em vista !

Até sinto vergonha pela falta de qualidade dos órgãos respectivos: Governo federal e estatais.

No entanto, recuso-me a aceitar que é este mundo que queremos, embora se tente impor à viva força uma agenda do imediato e pouco alicerçada numa cultura sólida.

Post de HMJ

Sem comentários:

Enviar um comentário