sexta-feira, 12 de abril de 2024

Apontamento 164: Engano de alma + Hipocrisia

Quando li, há pouco tempo, que as embalagens dos medicamentos iriam deixar de ter a indicação do preço, achei um péssimo sinal. O cliente ficava sem nenhuma base para a comparação dos preços praticados pelas farmácias, perante a evidência que essa manipulação do preço existe.

Bem basta a recordação, de há décadas, de uma reunião conspirativa dos cabeças da Associação Nacional das Farmácias, com nomes sonantes, na área de partida do aeroporto de Lisboa, para não acreditar na inocência da medida.

Ora, então, hoje tive a confirmação. Encontrei um medicamento com o preço tapado, com fita, que felizmente consegui retirar sem estragar o registo original. Ficam as imagens entre o antes e depois da medida:



Por outro lado, desde a semana passada, por razão do novo governo, passei a ter umas indicações completamente hipócritas. Primeira medida de compaixão ?

 

No entanto, completamente hipócrita como se pode observar pelo confronto dos valores pagos !

Um aviso à navegação pelo quotidiano enviesado que nos espera, sem dúvida ! Para já fica o alerta !

Post de HMJ

4 comentários:

  1. Também acho que é uma péssima prática. Só nos faltava procurar em que local os medicamentos são mais acessíveis.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. De HMJ para MR:
    O problema é que só no final, no recibo é que sabemos o preço ! Como vi o preço na embalagem tapado com autcolante, comecei a desconfiar. E com razão, porque a diferença é até de monta: 0,99 ou seja quase 1 euro. Grande aldrabice.

    ResponderEliminar
  3. Já há bastante tempo, meses, talvez mais de um ano que isso acontecia com alguns medicamentos, nomeadamente vitaminas e ferro. Não sei se todas as marcas, mas acontecia com alguns que comprava para a minha mãe, já há anos e que costumavam trazer o preço e a partir de certa altura deixaram de trazer ou vinha tapado. Achei estranho, mas, a gente cala-se a tudo, porque não está segura dos assuntos...Parti do pincípio que não estava a ser enganada e como independentemente do preço tinha que os comprar...
    Mas também não concordo.
    Desejo-lhe um bom domingo:))

    ResponderEliminar