quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Longevidade


Habitualmente, olhamos para as coisas como se elas e nós durassemos eternamente.
Animados dos melhores propósitos, em 1962, alguns viticultores durienses reuniram-se e fundaram a Adega Cooperativa de Vila Flor que, infelizmente, feneceu por falência em 2017, à mingua de financiamentos, recursos ou empréstimos bancários. Pelo caminho, no entanto, produziu alguns belos vinhos do Douro, como este (em imagem) de 1984, que o meu amigo C. S. me tinha oferecido há 2 ou 3 anos, e que eu tinha deixado a repousar, até ontem.




Não sendo de vinha de enforcado, como muitos da região dos Verdes, a cooperativa deu-lhe o nome de A Forca - não muito feliz, acrescento eu. O vinho é que estava ainda muito bom, apesar dos seus 39 anos de existência. E acompanhou lindamente um queijo Serra babão. Quanto ao lote, eu diria que tinha das duas Tourigas (Franca e Nacional) e talvez um pouco de Tinta Roriz. Os seus 12º eram bem medidos.
Mentalmente brindei à Cooperativa de Vila Flor, que trabalhava como deve ser e já não existe. 

5 comentários:

  1. Que pena a cooperativa ter falido. Bom dia!

    ResponderEliminar
  2. O problema destas (pequenas) empresas e cooperativas é, muitas vezes, a deficiente distribuição.
    Boa tarde.

    ResponderEliminar
  3. Tinha um azeite super.
    Não sei se é a deficiente distribuição se é a produção ser pequena.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  4. Nunca provei.
    Na verdade a produção pequena também não ajuda à divulgação de uma marca.
    Boa noite!

    ResponderEliminar