quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Falta de imaginação ou ignorância visual?



Constata-se, flagrantemente, que grande parte das capas dos livros que se editam em Portugal tem um grafismo indigente de bradar aos céus. As excepções são raras, pelo menos por cá. E uma boa parte das editoras usa bancos de imagens, indiscriminadamente. Depois, há as incongruências despropositadas e crassas...
Há dias, dei pelas capas do último romance de Javier Marías (1951): Tomás Nevinson, ao que parece na sequência de Berta Isla, editado pela Alfaguara. Pois esta casa impressora pespegou, nas capas da obra, fotos do célebre actor francês Gérard Philipe (1922-1959) que - julgo - nada tem a ver com o enredo do romance.
Penso que nem foi por oportunismo, mas por pura ignorância visual.
E será que terão pedido autorização à família do actor?




5 comentários:

  1. Por acaso também achei estas capas estranhas, quando as vi. Ou serão obras referentes a Gérard Philipe? Pode ser que venha a lê-las porque gosto muito de Javier Marías.
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
  2. Se não tiverem nada a ver com G.P. é ignorância e trapacice.
    Bom final de tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu benefício da dúvida leva-me, maioritariamente, à pura ignorância do sector gráfico e talvez, também, ao desleixo do escritor que não quis cuidar da estética ou qualidade das capas. Se calhar não tinha tempo disponível..:-)
      Boa noite.

      Eliminar
  3. Inclino-me para a sua suposição, ARPOSE !

    ResponderEliminar