segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Pódio





Um conhecido diplomático e bem frequentado blogue proclamava, há dias, embora com o sensato e condicional provavelmente, o São Gião como o melhor restaurante português. Eu teria uma enorme dificuldade em fazer uma escolha destas, até porque a minha experiência é limitada... Situado, improvavelmente, em Moreira de Cónegos (próximo de Guimarães) e desenvolvido e orquestrado sabiamente por Pedro Nunes, o restaurante São Gião é reconhecido pela sua grande qualidade refeiçoeira. Por lá amesendei creio que três vezes, sempre muito bem. Embora, diferentemente.



A disposição pessoal, o tipo de prato, o serviço variam, como é natural. E o agrado também é diferente em cada eventual visita. Puxando pela memória, consegui eleger os melhores sabores gustativos em três locais distintos e com pratos próprios muito bem feitos, de que me lembro, subjectivamente. Dêmos o nome, pelo mais antigo, até ao mais recente:
1. Restaurante Isaura (que mudou de gerência e qualidade), na av. Paris, Lisboa - Pombo Recheado.
2. Clube dos Caçadores, em Viseu - Arroz de Perdiz.
3. Solar do Kadete, ao Cais do Sodré, Lisboa - um simples bitoque, mas magnífico!



Sobre o primeiro, convém acrescentar que o recheio era de foie gras legítimo. Sobre a Perdiz, um tinto Vinha Paz excelente, ajudou. Finalmente, o bife do terceiro restaurante era alto q. b., mas não espesso, tenríssimo e muito bem temperado.
São estas as minhas melhores recordações gastronómicas.



6 comentários:

  1. Nem tudo o que vem de Moreira de Cónegos pode ser mau... 😊 Nunca fui ao São Gião, mas deve ser bom. Se o embaixador o diz...
    Também nunca fui ao Solar do Kadete, mas parece-me que ainda exits, de modo que espero lá ir em breve experimentar o bitoque. O Solar Minhoto, em Alvalade, tem um bitoque...
    Comi várias vezes no Isaura (mas nunca pombo, que me lembre) e duas ou três no Clube dos Caçadores, em Viseu. Mas anteriormente a este, havia em Viseu o Cortiço, onde nos anos 70 e inícios dos 80 se comia magnificamente, no tempo do Zeferino. Depois disso, teve uns anos mauzote, mas disseram-me que está novamente muito bom.
    Boa semana!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Nunes, do S. Gião, é um excelente profissional. E costumava convidar o meu querido amigo António para o ensaio das novas ementas, na companhia de mais uns raros gastrónomos... A ver se eles aprovavam.
      Pena o "Isaura" ter acabado, mais a excelsa garrafeira do sr. Costa; agora está lá um banalérrimo restaurante foleiro como há centenas por Lisboa fora. Também cheguei a ir ao Cortiço e ao Solar Bragançano, mas não me deixaram memória perdurável.
      Uma boa semana, também!

      Eliminar
  2. Os sítios podem ser simples, mas o que se come fica-nos na memória. Para mim há um ou dois assim.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí pela sua zona, o Abílio e a Cozinha Velha recomendam-se. E bem!
      Retribuo, cordialmente!.

      Eliminar
  3. O último parece-me o mais apelativo. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Pombo Recheado era talvez o mais sofisticado..:-)
      Uma boa semana.

      Eliminar