quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Mercearias Finas 172

Francamente não me lembro se, na tenra infância, gostava muito de comer fruta. Recordo, porém, que colhi, algumas vezes, maçãs, tangerinas e ameixas (das vermelhas) directamente das árvores, para as saborear à socapa. E não esqueço os morangos naturais e pequeninos, do quintal, que a minha Tia me mandava num bonito açafate pelos aniversários. Para não referir as merendas de praia, poveiras, que, em agostos juvenis, compreendiam uvas, pêras, ameixas, figos, eu sei lá... E das cascas de melão e melancia que os lavradores domingueiros deixavam no mar a boiar e apareciam nas segundas-feiras seguintes, à tona, para nossa irritação natatória.

O Verão, quanto a fruta, é habitualmente pródigo, sobretudo nos meses de Julho e Agosto. E, este ano, temo-nos abastecido em variedade e qualidade, para além das sobremesas fora, em que temos privilegiado os frutos. Assim, às espécies em imagem hoje, haveria que acrescentar duas belas pêras bêbadas que comi, anteontem, com imenso gosto e proveito, num restaurante modesto, à beira-mar, que tem uma cozinha caseira e muito bem apaladada. Coroaram lindamente um pato assado no forno, com arroz de miúdos. O vinho branco, da casa, pelo sabor frutado, teria no lote, com certeza, a casta Fernão Pires, que, como se sabe, na Bairrada, muda de sexo para se chamar Maria Gomes...


com envoi para Paula Lima, cordialmente.

6 comentários:

  1. No Verão gosto de quase todas as frutas. E eu que, em miúda, não gostava de comer, as frutas marchavam. A minha preferência ia (e continua a ir) para pêssegos, peras, uvas, melão...
    Este ano a fruta está ótima.
    Bom almoço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As boas temperaturas devem ter ajudado à boa safra deste ano. Compartilho a predileção por pêssegos e uvas. Morangos, também.
      Uma boa tarde.

      Eliminar
  2. A fruta de Verão é a minha preferida. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os diospiros (uso a grafia que aprendi), lá para Novembro, também me são apetecíveis.
      Bom fim de tarde.

      Eliminar
  3. Que belos pratos de fruta. Agradeço o "envoi", recebido com todo o prazer. O que a minha mãe ia adorar aqueles figos (sigh). A foto é tão gira. De Verão e de Inverno a fruta não me pode faltar (já ao rapaz lá de casa, tenho que convencer que é um remédio que lhe faz falta). Do que apresenta, ia tudo... juntava umas cerejas (já sei que estamos fora de época), uns morangos, umas ameixas verdes, etc, etc.
    Boa tarde (com uma bela fatia de melão a acompanhar) :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um gosto.
      Perdoe-se-me a omissão das cerejas, fruto de Julho, de que muito gosto. E o ananás, embora o mais modesto abacaxi também marche bem..:-)
      Um bom fim-de-semana.

      Eliminar