terça-feira, 22 de junho de 2021

Apontamento 141: Nos 120 anos da Sociedade Internacional de Gutenberg [Internationale Gutenberg-Gesellschaft]

 


A 23 de Junho de 1901, há precisamente 120 anos, instituiu-se, em Mainz, na Alemanha, a Internationale Gutenberg-Gesellschaft [Sociedade Internacional de Gutenberg].

Tendo por objectivo manter vivo o espírito inovador de Johannes Gutenberg, a Sociedade dedica-se, desde então, ao estudo e à divulgação de trabalhos relevantes sobre a imprensa, desde o início ao desenvolvimento actual, editando, anualmente, o Gutenberg-Jahrbuch [Anuário].

Na sua página electrónica, a Internationale Gutenberg-Gesellschaft - https://www.gutenberg-gesellschaft.de/ - refere que existem 800 membros em 31 países, não querendo deixar, no que me diz respeito, de assinalar a efeméride, como dever de associada há anos.

Embora lamentando uma escassa actualização sobre os estudos da História do Livro e da Tipografia em Portugal – certamente por ausência de participação nas actividades da Sociedade por parte de investigadores portugueses - continuo a encontrar contribuições muito valiosas, todos os anos, no anuário. Sublinha-se que os sócios costumam receber a publicação por volta de Julho.

Portanto, está para breve o prazer de receber o novo volume pelo correio.

Post de HMJ

2 comentários: