quinta-feira, 4 de junho de 2020

Um CD por mês (14)


A projecção profissional, no estrangeiro, da violoncelista portuense Guilhermina Suggia (1885-1950) só será comparável talvez à que hoje goza a pianista Maria João Pires, internacionalmente. Casada durante 6 anos com Pablo Casals (1876-1973), que fora seu professor, Guilhermina viveu em Londres, episodicamente, onde, entre 1920 e 1923, o pintor Augustus John (1878-1961) a retratou. O quadro integra o acervo da Tate e capeia o CD da imagem acima reproduzida.


Afortunadamente e já neste século, consegui comprar na Valentim de Carvalho, a remasterização, de 2004, em  CD, de algumas das gravações primorosas da violoncelista, efectuadas em 1927, 1928 e 1946, com obras de Haydn, Lalo e Max Bruch. É deste último compositor que reproduzimos, na interpretação de Guilhermina Suggia, a composição musical Kol Nidrei, no poste seguinte.


A foto de Guilhermina Suggia, acima, creio que foi tirada nos jardins do Palácio de Queluz.

4 comentários:

  1. Vou ouvir a peça que colocou no outro post, noutro aparelho, que este onde escrevo não permite a audição correcta. Mas confirmo a Palácio de Queluz, que agora, recuperado, tem o bom ar da fotografia onde surge a violoncelista (dizem por aí que agora se podem visitar os jardins do Palácio à vontade, mas ainda temos que ir lá comprovar)
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Kol Nidrei é uma obra musical muito interessante, baseada ou inspirada, por parte de Max Bruch, em cantares litúrgicos judaicos do Yom Kipur.
      Julgo que Jacqueline du Pré também a interpretou.
      Obrigado por me confirmar o Palácio de Queluz.
      Um bom dia, também.

      Eliminar
  2. Para uma grande violoncelista, um grande retrato de Augustus John !

    ResponderEliminar