terça-feira, 5 de maio de 2020

Um CD por Mês (13)



Para quem é apenas um mero amador e não um conhedor esclarecido da matéria, torna-se difícil classificar, muitas vezes, um compositor na categoria de clássico, quanto à musica que faz, ou apenas  situá-lo como um mero autor de música ligeira. Nas bandas sonoras de muitos filmes, o problema francamente é acrescido. E se não tenho dúvidas quanto à extrema qualidade da música de Nino Rota, que enriqueceu grande parte da filmografia de Fellini, arriscaria também a classificar o polaco Zbigniew Preisner (1955) como um clássico, pela sua colaboração musical nos filmes de Krzysztof Kieslowski (1941-1996).


Seja como for, o triplo CD que me ofereceram, aqui há uns bons anos atrás , encheu-me de alegria quando o recebi, e ouvi-o inúmeras vezes, depois. Até porque eu tinha gostado imenso da trilogia Cores do realizador polaco Kieslowski, e não menos da banda sonora dos 3 filmes.
E se esta temática do Arpose foi inicialmente pensada, por mim, para ser preenchida por leves apontamentos pessoais e gravações de música erudita, não tenho o menor escrúpulo em incluir as obras musicais lindíssimas de Preisner, no CD deste mês de Maio de 2020, pela sua alta qualidade - na minha modesta opinião...
O registo dos 3 CD foi feito em Varsóvia (Studio S4), em 2003.


8 comentários:

  1. Ah, como o invejo por esse CD :)
    A trilogia Cores diz-me muito (especialmente o Vermelho, por razões pessoais, estranhas e até difíceis de explicar).
    Tive esses filmes (e também A Dupla Vida de Véronique) em K7 e agora tenho-os em DVD.
    Sou coleccionadora (modesta) de OST e vou tentar ouvir estas na net.
    Ainda não há muito tempo revi os 4 filmes, a propósito de uma conversa virtual.

    Um bom dia, APS.
    🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O 3º filme, "Rouge", é para mim também o melhor. Não só pela interpretação de Trintignant, mas também pela figura que ele compõe e que sempre me lembrou o "juiz penitente" de "A Queda", que eu considero o melhor Camus.
      Se não conhece, sugiro-lhe que tente ver (10 episódios), no Youtube, o "Dekalog" (com o tema dos pecados capitais). Uma série de Kieslowski, que ele fez para a televisão. A banda sonora também creio ser de Preisner.
      Um bom resto de semana.

      Eliminar
    2. Eu não sei se o Dekalog chegou a passar na RTP, tenho ideia de ver alguns episódios mas não a obra completa.
      Nunca consegui comprar o DVD.
      Andei pesquisando e encontrei-o com legendas em castelhano: consegui ver o episódio IX (em duas partes mas com boa imagem) e gostei, apesar de uma sensação de déjà vu, talvez seja um dos que já tinha visto.
      Vou tentar encontrar mais.

      Bom resto de semana.
      🌻

      Eliminar
    3. Creio que foi essa versão, com legendas em castelhano, que eu vi. E me deixou uma boa impressão.
      Bom dia.

      Eliminar
  2. Esqueço-me sempre do nome de Zbigniew Preisner, que também conheci através dos filmes de Kieslowski. Não sei se já é um clássico, mas há de ser. :)
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do "Bleu", a "Canção para a Reunificação da Europa" é uma maravilha, e o "Lacrimosa" do "Requiem" que Preisner fez em memória de Kieslowski, quase me parece uma obra-prima.
      Bom resto de semana.

      Eliminar
  3. Vi estes filmes de certeza. Uma extraordinária música sem dúvida.
    E o "Lacrimosa" é como sugere uma obra-prima.
    Um bom fim de tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou levado a crer que uma enorme compreensão ou amizade fraterna ligava Kieslowski e Preisner o que talvez explique uma tão frutuosa e bem sucedida colaboração.
      Boa noite, cordialmente.

      Eliminar