sábado, 16 de maio de 2020

Citações CDXXXIV


Como havemos de definir esta gente (os franceses) que passam os seus domingos a proclamarem-se republicanos e os dias da semana a adorar a Rainha de Inglaterra, que se dizem modestos, mas estão sempre a proclamar que detêm a chama da civilização [...], que guardam a França no seu coração, mas as suas fortunas no estrangeiro [...], que detestam que critiquem os seus defeitos, embora estejam continuamente a criticar os dos outros [...]

Pierre Daninos (1913-2005), in Les Carnets du major Thompson (1954).

6 comentários:

  1. Diverti-me muito a ler Pierre Daninos há muitos anos. Há dois ou três anos comprei Snobissimo para oferecer a um amigo.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que fomos envelhecendo, com "dramatismo", li muito Pitigrilli na adolescência, bem como este talentoso escritor humorista francês, que bem me divertiu!... Será que o nome dele dirá alguma coisa aos jovens (?) de hoje?
      Boa tarde.

      Eliminar
    2. Não me parece que os jovens o conheçam. E também não me parece que seja lido em França. Não sei...
      Encontrei o Snobíssimo na Rua Anchieta e resolvi comprá-lo para um amigo (um pouco mais velho que eu) que gosta de livros humorísticos. Já o conhecia e também o tinha lido em jovem, mas releu-o e divertiu-se. Objetivo cumprido. :)
      Bom domingo!

      Eliminar
    3. Creio que hoje se lêem muito poucos livros humorísticos. Julgo que o emocional e o "faca e alguidar" prevalecem, sobretudo no povinho ou povão.
      Daninos era muito bom na temática.
      Retribuo, amistosamente.

      Eliminar
  2. Serão assim ainda hoje, as incoerências dos franceses?
    Bem, quanto ás fortunas no estrangeiro...até acredito.
    Conheço o nome, mas penso nunca ter lido nada dele.
    Não me parece que os jovens o conheçam.
    Boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu creio, Maria Franco, que estes defeitos, com o tempo, se globalizaram imenso e são, hoje, comuns em grande parte da Europa, infelizmente..:-(
      Mas convém lembrar que Daninos era um grande ironista.
      Uma boa noite, também.

      Eliminar