domingo, 30 de julho de 2023

Mercearias Finas 191



Vieram quatro, até porque estavam baratas, a 6,50 euros o quilo, ao preço da sardinha, ao lado. E eu de há muito (40 anos?) que tinha vontade de voltar a provar fanecas que, na infância e juventude, eram frequentes na minha mesa de refeição vimaranense. Vamos ver como se comportam, estas. Para já o acompanhamento está escolhido: um branco de Pias, da família Margaça, do ano passado, com 13º, lotado com Arinto, Antão Vaz e Verdelho, posto a abeberar e refrescar no frigorífico. Mas também um arroz malandrinho de tomate coração de boi se prepara por companhia. Assim:



E ainda aprendi uma coisa curiosa, entretanto, é que, sendo um gadídeo, a faneca ainda é da família do bacalhau. Quem diria, tão pequena ela é!?...

4 comentários:

  1. Também comi algumas fanecas na minha infância. Era um peixe barato e que se comprava muito para os gatos. Agora às vezes quando vejo o preço das fanecas... dá-me vontade de rir.
    Ontem comi umas belíssimas sardinhas, as melhores do ano.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eram muito boas.
      Nós, quanto a peixe, somos uns "mimosos", até pela fartura que temos.
      Este ano, extraordinariamente, não me tem apetecido sardinhas, mas HMJ tem-nas frequentado, com proveito.
      Retribuo, cordialmente.

      Eliminar