segunda-feira, 20 de março de 2023

Antologia 15



Sobre criação literária, refere Graciliano Ramos (1892-1953):

" Afirmavam-me não ser difícil percorrermos um texto, aprendendo a essência e largando o pormenor. Isso me desagradava. São as minúcias que me prendem, fixo-me nelas, utilizo insignificâncias na demorada construção das minhas histórias. Aquele entendimento rápido, afeito a saltos vertiginosos e complicadas viagens, contrastava com as minhas pequeninas habilidades que pezunhavam longas horas na redacção de um período. Julguei Sérgio isento de emoção, e isto me aterrou. Comovo-me em excesso, por natureza e por ofício, acho medonho alguém viver sem paixões. "

Graciliano Ramos, in Memórias do Cárcere (pg. 206).

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Para mim, com Machado de Assis e Guimarães Rosa, Graciliano Ramos é um dos 3 maiores prosadores brasileiros.
      Boa tarde.

      Eliminar
  2. Ando para ler esta obra de Graciliano Ramos faz tempo, mas ainda não chegou o dia... Prejuízo meu, pois sei que é uma grande obra!
    Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é uma leitura fácil, embora seja compensadora. E é uma obra para se ler devagar... Eu vou a 1/3 do livro.
      Uma boa noite!

      Eliminar