sábado, 5 de fevereiro de 2022

Mercearias Finas 175

Não creio que seja apenas na Europa ou no mundo ocidental que muitas das relações humanas se consolidem à mesa. O convívio prandial que, às vezes, até ganha forma de periodicidade, fortificando afectos e intimidades humanas, cria com frequência laços duradouros pela vida. Mas também - e é conveniente lembrá-lo - à mesa podem acontecer rupturas definitivas ou, pelo menos, zangas temporárias. Tudo isso me veio à memória, há dias, ao almoçar na Benard, à rua Garrett.


Nem todos saberão que a Pastelaria Benard serve almoços. De cozinha simples, mas bem confeccionada e serviço atento, profissional. Nesse dia, escolhi um Strogonoff de Vitela, com molho de mostarda e cogumelos, que estava muito bem apaladado em dose generosa. E posso acrescentar que fazem umas boas Pataniscas, bem como um Bacalhau à Braz a contento. O bom fabrico da casa levou-me, à sobremesa para um naco de Pudim Francês, delicioso. Acompanhou um Bastardo! branco, com 12,5%, lotado com Fernão Pires e Arinto, a preço justo. Resta-me acrescentar que o ambiente interior da Benard é sossegado e muito acolhedor.


4 comentários:

  1. Gosto imenso desta pastelaria, que me traz boas memórias, de quando era aluna do IADE, há cerca de 30 anos, e ia lá comer croissants. Volto lá sempre que posso e acho que já lá almocei. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um "poiso" de grande qualidade, muito superior à badalada "Brasileira" vizinha no Chiado.
      Uma boa tarde!

      Eliminar
  2. Há anos que não almoço na Bénard. Um dia destes, quando for ao Chiado...
    A último vez que lá fui jantar, foi um desastre. Tinha um único empregado a servir muitas mesas, o homem não dava conta daquilo e irritou-se com os clientes.
    Em relação ao comentário supra: A Brasileira é para esquecer.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca lá jantámos mas, ao almoço e até agora, o serviço tem sido impecável.
      Um bom resto de Domingo!

      Eliminar