sábado, 8 de janeiro de 2022

Últimas aquisições (36)


Por razões várias as minhas compras de livros, usados sobretudo, têm diminuído substancialmente nos tempos recentes. As visitas aos alfarrabistas, por sua vez, também têm decrescido muito. A mais recente foi para ir buscar, à rua da Misericórdia, um livro que HMJ tinha reservado.
Não pude deixar de fazer uma rápida vistoria à banca central da loja e acabei por escolher 2 livros, em muito bom estado, que provavelmente teriam vindo da biblioteca da germanista Maria Leonor Machado de Sousa (1932-2021), que fora também directora da BNP. E que falecera em Setembro passado.
O livro editado pela Gallimard, em 1972, na sua colecção Poésie, decepcionou-me por não ter sequer um estudo introdutório à obra lírica do ensaísta e poeta francês. Pelo contrário, o célebre estudo de Marañón publicado pela Tavares Martins (Porto) teve um aparato gráfico e geral de muito boa qualidade. Editou-se em 1947, na sua versão portuguesa.

4 comentários:

  1. Caro APS,
    Por falar em alfarrabistas, não sei se é do seu conhecimento, que o meu estimado amigo e colega Bernardo Trindade, e por quem sei que também nutre grande estima e admiração, vai abrir uma livraria num futuro próximo...
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que BT me tem feito falta, até por que era uma presença humana que eu prezava particularmente. Ouvi também uns rumores que a sua dica confirma, felizmente - obrigado!
      Retribuo os votos, cordialmente.

      Eliminar
  2. O estudo de Marañón deve ser bem interessante.
    Ouvi dizer que o Bernardo Trindade vai para Alvalade, o que me dá muito jeito.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro é muito bonito e o estudo tem grande fama.
      Sorte sua, MR. O HN, que encontrou o BT, há dias, também dele ouviu a boa nova - oxalá!
      Igualmente faço votos!

      Eliminar