terça-feira, 28 de setembro de 2021

Da leitura (47)



 ... Num ou noutro caso, na vida económica como na vida espiritual, encontrareis antes de mais as mesmas noções de produção e de consumo.

O produtor, na vida espiritual, é um escritor, um artista, um filósofo, um sábio; o consumidor é um leitor, um ouvinte, um espectador.

Encontrareis igualmente esta noção de valor que acabo de usar, que é essencial, nos dois aspectos, tal como é a noção de troca, bem como a da oferta e a da procura.

Tudo isto é simples, tudo isto se explica facilmente; são termos que têm o seu sentido assim como no mercado interior (onde cada espírito disputa, negoceia ou transige com o espírito dos outros) da mesma forma que no universo dos interesses materiais. ...


Paul Valéry (1871-1945), in Regards sur le monde actuel (1931).


4 comentários:

  1. É verdade e são mundos que se complementam, ambos necessários. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma reflexão interessante de Valéry, mas penso que, nas últimas décadas, a economia ganhou uma supremacia desmesurada sobre as outras perspectivas.
      Uma boa noite.

      Eliminar
    2. Eu acho triste. A economia invadiu a cultura e as pessoas olham para o mundo espiritual como só sendo necessário se for bom para a economia. Ainda ontem notei nisso. Bom dia!

      Eliminar
    3. É verdade, infelizmente. Basta acompanharmos o que se passa com as Humanidades, nas Universidades..:-(

      Eliminar