quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Um CD por mês (22)


Estou tentado a escrever que é uma edição de luxo da Deutsche Gramophon, este conjunto de três discos sobre a obra lírica de Franz Liszt (1811-1886), com  interpretações primorosas de Dietrich Fischer-Dieskau (1925-2012), acompanhado ao piano por Daniel Barenboim (1942). As Lieder foram gravadas entre Novembro de  1979 e Janeiro de 1981, em Berlim e  a obra foi posta à venda, pela casa editora, em meados de 1981.



Os 3 CD, guardados num pequeno estojo, vem acompanhados por um cuidado livrinho explicativo, de 78 páginas, incluindo os poemas, que foram musicados por Liszt e que abrangem um grupo de poetas que vão de Petrarca a Goethe, e de H. Heine, Schiller e Victor Hugo, entre outros. Julgo ter comprado esta preciosidade no Saturn, em Colónia. E digo preciosidade porque estas composições não são frequentes. 

6 comentários:

  1. A Deutsche Gramophon prima pelas edições que faz. Deles apenas tenho um CD de árias pelo Placido Domingo e o DVD do concerto de Ano Novo de 2007, conduzido pelo Zubin Metha e a qualidade destaca-se de outros cds ou dvds que temos cá por casa. Esta edição de Liszt parece excelente.
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma editora que sempre primou pela alta qualidade. Tenho algumas preciosidades, em discos "vinil", de que destacaria, pela excelência, os Concertos Brandeburgueses (anos 60) dirigidos por Karl Richter.
      Um bom dia, também.

      Eliminar
  2. Também ia fazer referência à Deutsche Grammophon, que sem dúvida, é uma referência! É garantia de qualidade.
    Este conjunto, deve ser mesmo uma preciosidade... por vários aspectos!
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com a Philips, em relação a editoras de música, é daquelas em que mais confio..:-)
      Boa tarde.

      Eliminar
  3. A Deutsche Grammophon prima pela qualidade, sem dúvida. Agora já não tenho vinis; nos CD destaco os da Maria João Pires (Le Voyage Magnifique ou Moonlight) e os do Max Richter (The Blue Notebooks ou Three Worlds: Music from Woolf works).
    Mas tenho mais alguns. :)

    Boa tarde musical.
    🎼

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mantenho a colecção dos discos de vinil, mas já não tenho gira-discos à altura..:-(
      Obrigado.

      Eliminar