terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Curiosidades 85





Por mera coincidência, ao concluir o poste anterior sobre uma citação de Benjamin Disraeli (1804-1881), que foi primeiro ministro da rainha Victoria, lembrei-me de uma afirmação realista de Pierre Mendès France (1907-1982), político socialista de origem judaico-lusa que, em 1965, ao recusar candidatar-se, nas eleições presidenciais francesas, terá dito a Roland Dumas: Enfin, les Français n´éliront jamais un juif à la presidence de la République.

Ora, Disraeli, de ascendência judaica, conseguiu atingir o cargo de primeiro ministro vitoriano cerca de cem anos antes (1868), sem problemas de maior. É certo que  os cargos políticos eram diferentes, mas os ADN dos povos também se distinguem. Provavelmente, Mendès France pensava em Dreyfus...

4 comentários:

  1. Pensava em Dreyfus e pensava em Léon Blum, que foi vítima de atentados (pela extrema direita) e vilipendiado por ser judeu, mesmo dentro do Partido Socialista. E o Governo de Vichy quis limpar-lhe o sebo, mas não o conseguindo abriu-lhe um processo nojento.
    Tenho uma grande admiração por Mendès France.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o enquadramento que faz e as achegas que trouxe. O dar lugar a Mitterrand, na altura, não resultou, só 15 anos depois.
      Boa noite.

      Eliminar
    2. A sociedade francesa é muito antissemita. Ainda hoje se lê muito nos jornais e nas revistas se determinado político, escritor, etc., é judeu ou de família judia, mas sempre com um toquezinho depreciativo ou invejoso.
      Mitterrand foi sempre à luta, não se importava de perder.
      Bom dia!

      Eliminar
    3. Estou inteiramente de acordo, MR.
      A Alemanha é que tem a fama, mas a França, o proveito..:-((
      Uma boa tarde.

      Eliminar