quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Afinidades


Estas fotografias da norueguesa Hebe Robinson (1970) pertencem a um ciclo sobre Lofoten (Echoes of Lofoten), pequena área isolada da Noruega. A artista sobrepôs, sobre paisagens desertas e naturais da região, pequenas fotos de personagens humanas de há mais de 60 anos. Gostei muito do resultado obtido. 
Mas uma destas fotografias (a primeira) tem, por trás, uma explicação, de como eu cheguei até ela.
A única maneira de aderirmos por inteiro a uma ideia é concebermo-la nós próprios. O mesmo poderá acontecer com um cozinhado, a que demos um pequeno toque pessoal de gosto: nas omoletas, costumo ripar em tiras duas ou três folhas de hortelã, por exemplo...
Quem quiser, também, um blogue a seu modo, tem de o fazer. Não quero dizer com isto que eu não tenha afinidades com os blogues que acompanho. Mas nem sempre estou com eles, de alma e coração, inteiramente. Com alguns, estou mesmo muito próximo. Mas são poucos. Razões de sentido crítico, tom, enquadramento da estética iconográfica, temas tratados, excesso de imagens em prejuízo de texto num neo-riquismo visual desabusado, às vezes, me separam.
Ora, de há uns dias a esta parte, o Arpose tem recebido um(a) visitante que lhe chega por via de um outro blogue que segue o nosso. Por curiosidade, fui lá, a esse blogue, e as afinidades eram muitas e próximas, excepto  talvez nas escolhas musicais - questões geracionais, provavelmente... Mas em quase tudo o resto, havia sintonia: em poesia (António Reis, por exemplo), em prosa (citações do Desgraça, de Coetzee), a leitura referenciada do TLS, o sentido crítico da ficção escrita do(a) autor(a), o bom gosto estético geral desse blogue que, infelizmente, foi de curta duração, mas de grande qualidade e coerência. Não lhe vou referir o nome por discrição. Mas reproduzo essa tal fotografia de Hebe Robinson, que lá descobri, ao cimo deste poste.
Acrescentando uma segunda foto que, essa sim, fui eu a escolher. 
In memoriam de um(a) Blogger anónimo(a) e desconhecido(a).


6 comentários:

  1. Muito importante para mim na aproximação a um blogue,
    é o bom gosto nos temas ou nas músicas. É quase impossível
    total afinidade com este ou aquele blogue. As fotografias são
    bonitas e muito originais. Mais um pequeno mistério quanto à
    origem da sua descoberta! Boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A identificação total é impossível. Há as aproximações, maiores ou menores, em que nos revemos ou poderíamos subscrever.
      Boa noite!

      Eliminar
  2. As fotografias são belas.
    De uma beleza fria, a paisagem desperta com o elemento humano.
    Preenchido, assim, o vazio, é tal a mudança que elas podem até contar uma história.
    E já que o texto refere o poeta António Reis, recordo, por mera associação de ideias, o título de uma sua poesia "Mudamos esta noite".
    Gostei muito do poste.
    Boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, as imagens questionam a nossa imaginação, pelo agreste da paisagem e pela colocação singular de grupos humanos de outra época.
      Quanto a António Reis, foi um caso raro na poesia portuguesa, que nem veio a ter genuínos sucessores.
      Ainda bem que gostou.
      Um bom dia!

      Eliminar