quarta-feira, 6 de abril de 2022

Pinacoteca Pessoal 183

 

Eu creio que nunca tinha dado por ele, melhor dizendo, pela sua obra, não fora uma chamada de atenção, num livro que estive a ler, para uma sua tela A Blusa Azul, existente no MNAC. É de Adriano Sousa Lopes (1879-1944) que falo, um pintor estimado, mas pouco referido, que eu me lembre.



A sua aproximação ao impressionismo resultou, provavelmente, da estadia em Paris, através de uma Bolsa de Estudo, que recebeu. Viagens a Itália completaram, de alguma maneira, a sua formação artística. Algum pendor para o simbolismo, nota-se também em algumas das suas pinturas. 




Ainda na juventude participou, a partir de 1917, e deu testemunho da I Grande Guerra através de muitos esboços e pinturas alusivas às acções bélicas em solo francês. Mais tarde veio a dirigir o MNAC. E a sua obra adoptou um cariz mais conservador, privilegiando sobretudo temas históricos.

6 comentários:

  1. Que tenha consciência, não conhecia.
    Apreciei o retrato da senhora.

    ResponderEliminar
  2. É um pintor português de que gosto mesmo muito. Na 1.ª Guerra foi com o corpo militar português para França, tendo feito desenhos muito bons. Já o estudei há algum tempo (não me lembro de detalhes), porque era amigo de Columbano, que o escolheu para o suceder no Museu de Arte Contemporânea. Sobre ele aconselho um historiador que o tem trabalhado e já publicou um livro, o Carlos Silveira: https://www.bertrand.pt/livro/adriano-de-sousa-lopes-um-pintor-na-grande-guerra-carlos-silveira/22007399. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço as suas palavras e dica sobre o livro.
      É estranho que, dada a qualidade da sua obra, talvez pouco inovadora embora, eu não tivesse dado por ele - uma falta imperdoável, até porque gostei muito do que vi.
      Bom dia, também.

      Eliminar
  3. Também gosto do Sousa Lopes e principalmente deste «A Blusa Azul» que esteve até há pouco tempo na exposição «Olhares Modernos».
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me dei conta dessa exposição.
      É um bom pintor, talvez pouco conhecido.
      Bom fim-de-semana.

      Eliminar