terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Uma fotografia, de vez em quando... (155)



Não tendo tido a projecção e divulgação de Sebastião Salgado (1944), sobretudo pela multiplicidade dos temas que este foi abordando, o fotógrafo Alécio de Andrade (1938-2003) pode e deve ser considerado um dos grandes artífices da fotografia no Brasil. Dotado de uma sensibilidade polifacetada, formado em Direito e tendo publicado livros de poesia, alguns dos quais premiados, a partir de 1961 dedicou-se principalmente à fotografia.




Fixou-se em Paris a partir de 1964 e integrou a Agência Magnum nos anos 70. Colaborou na revista Elle e em Le Nouvel Observateur. Reconhecidamente considerado um talentoso retratista, deixou-nos impressivos retratos de Alfred Brendel, Dalí, Drummond, Vieira da Silva e Sviatoslav Richter. Curiosa também a sua experiência, depois  publicada em livro, de ter fixado em instantâneos notáveis a reacção, no Museu do Louvre, dos visitantes perante algumas obras de arte.




6 comentários:

  1. Gosto especialmente da freira a comer o gelado :)
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há também uma foto de três freiras, no Louvre, pasmadas em frente a um quadro das 3 Graças desnudas, que é um espanto!..:-)
      Bom dia.

      Eliminar
  2. Gosto sobretudo da segunda e da última. Tenho que pesquisar outras obras desse fotógrafo que eu não conhecia (muito embora já devo ter visto fotografias dele sem saber o autor). Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também achei muito interessante o retrato de Carlos Drummond de Andrade.
      Boa noite.

      Eliminar
  3. Tb gosto da foto da freira (que parece um homem mascarado). E tb gosto da do Drummond.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era um fotógrafo com um grande sentido de humor. E talento.
      Bom dia.

      Eliminar