sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Grandes ditos




Há palavras que ficam na História, para sempre. E frases que parecem valer por uma vida. Muitas vezes atribuídas a determinada personagem, terão sido polidas para lhes darem mais nobreza, ou até mesmo pronunciadas por outra pessoa. Poucos saberão quem foi, fora de França, o escritor e político Paul Nizan (1905-1940), mas é célebre e muito citado o início do seu livro Aden-Arabie, editado pela primeira vez em 1932 (J'avais vingt ans. Je ne laisserai personne dire que c'est le plus bel âge de la vie.): "Eu tinha vinte anos. Não deixarei ninguém dizer que é a mais bela idade da vida."
Quem está familiarizado com a língua francesa sabe, com certeza, de uma palavra que se usa para desejar boa sorte a um actor, antes de ele entrar em palco. É conhecida pela mot de Cambronne, general francês que a terá pronunciado (Merde!) na batalha de Waterloo (18/6/1815), ao recusar render-se ao general inglês Charles Colville. A família  procurou mais tarde corrigir as palavras de Pierre Cambronne (1770-1842) referindo que ele teria dito: "A Guarda morre... mas não se rende." Em vão: a posteridade fixou para sempre o impaciente e ligeiro palavrão, muito mais fácil de decorar.
Dando um tom heróico, para a lenda, da morte, por assassinato, do PR Sidónio Pais (1872-1918), baleado na Estação do Rossio, os seus admiradores cunharam como suas últimas palavras, antes de morrer, o dito grandiloquente: "Morro bem... Salvem a Pátria!" Ora, ao que parece Sidónio, sentindo falta de ar, terá dito prosaica e simplesmente, aos que o seguravam para que ele não caísse: "Não me apertem, rapazes!"

4 comentários:

  1. Li este livro de Paul Nizan há tantos anos... e fi-lo nesta ed. da Maspero. Já nem me lembrava que esta frase célebre e muito utilizada era o início deste livro. Um belíssimo início.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me mal do livro, lido também há muito. Revisitei agora o prefácio de JPS, que me pareceu bom.
      Um bom fim-de-semana!

      Eliminar
  2. Não fazia ideia desta(s) história(s) :-) Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi bom que tenha sido surpresa.:-)
      Um agradável fim-de-semana!

      Eliminar