segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Do que fui lendo por aí... 47



Para ser verdadeiramente rigoroso, eu deveria ter escrito no título do poste: Do que fui relendo por aí...
Estas monografias que têm, por trás, um trabalho insano de investigação, lêem-se com imenso agrado, por amor à terra e, provavelmente, terá sido pelo mesmo sentimento acendrado que foram feitas. Inicialmente publicadas no Boletim dos Trabalhos Históricos e, depois, em separatas individuais, vieram a ser editadas em 2 grandes e belos volumes, por Maria Adelaide Pereira de Moraes (1930), com o patrocínio da Câmara de Guimarães, em 2001. Por lá se vão desfiando as gestas dos Margarides, dos Costeados, das gentes da Casa de Sezim (que Fonseca e Costa usou para cenário de um dos seus filmes), dos Amarais da Casa da Aveleira...
São estes dois volumes que eu estou a reler, para matar saudades da terra, como diria Gaspar Frutuoso.



4 comentários:

  1. Também gosto de monografias, principalmente se conhecemos o sítio. Sempre vamos reconhecendo algo e aprendendo.
    Boa releitura!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente fundamental conhecer os lugares.
      Obrigado.
      Bom dia.

      Eliminar
  2. Conheço mal Guimarães, mas gostei muito da cidade quando a visitei há uns bons anos. O livro deve ser muito interessante. Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma obra muito informativa e bem feita. Peca, talvez um bocadinho, por ter sido trabalhado com afecto...
      Guimarães, por razões subjectivas, e Évora são as duas cidades portuguesas de que mais gosto.
      Boa tarde.

      Eliminar