terça-feira, 20 de abril de 2021

Continentes e conteúdos, em sequência diversa

 


Brinquedos, bonecas russas ou peças simplesmente decorativas, as matrioskas são quase sempre de madeira e contém, em si, na maioria das vezes, 5, 6 ou 7 réplicas mais pequenas. Pintadas e envernizadas, têm, no entanto, um ar rígido e formal, por serem feitas do mesmo pedaço de madeira e terem pernas e braços unidos ao corpo.



Dependendo da perspectiva de quem vê, a Europa, segundo continente mais pequeno do Mundo, pode bem parecer uma emanação ou península da Ásia. A divisão destes 2 continentes é uma mera questão geográfica ou formal. Mas também a Europa segrega, entre outras, a Península Ibérica. E Portugal contém, em si, a península de Setúbal. Para não falarmos de Tróia...




Apenas o sono consegue vencer a dor. Pelo próprio cansaço do corpo.

6 comentários:

  1. Espero que esteja tudo bem consigo (fiquei preocupada). Gosto de matrioskas, já tinha pensado que a Europa e a Ásia estão muito mais ligadas do que se quer assumir - mas nunca tinha imaginado a relação de Portugal, Península Ibérica, Europa e Eurásia como matrioskas. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma lombalgia teimosa e agressiva tem dado cabo do meu optimismo visceral..:-( A esperança é que se atenue progressivamente - obrigado!
      De associação em associação o poste chegou a isto..:-)
      Uma boa tarde!

      Eliminar
    2. Muitas e rápidas melhoras! Bom dia!

      Eliminar
  2. Só posso esperar que o descanso traga as melhoras da lombalgia :-(
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito lhe agradeço os votos, Paula.
      Um bom dia, também.

      Eliminar