quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Pinacoteca Pessoal 155


Sendo esta temática individualizada e dedicada, normalmente, a um artista da minha preferência, abra-se, por uma vez, a excepção para contemplar três pintores que, por mero acaso, foram incluídos, simultaneamente, num mesmo leilão da Sotheby's. Cronologicamente, Honoré Daumier (1808-1879) com a tela "Antes da audiência".

Segue-se Henri Fantin-Latour (1836-1904), com um seu auto-retrato. E, finalmente, o pastel-aguarelado de Paul Gauguin (1848-1903) representando uma jovem rapariga, pintado entre 1885 e 1886. Das três obras, e se eu tivesse que escolher apenas uma, era com esta última que eu ficava.



Agradecimentos a H. N..

5 comentários:

  1. As três obras são muito boas, mas ficaria com o Daumier porque é um dos meus artistas preferidos (não descurando os outros dois). Boa tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. E acho que são 3 perspectivas: a satírica (Daumier), o romantismo dramático do auto-retrato (Fantin-Latour) e olhar lírico de Gauguin, que até normalmente tinha pinceladas menos gráceis.
      Boa noite.

      Eliminar