segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Idades, garantias e cartéis



Por um infeliz acaso, no espaço de quinze dias, dois dos nossos electrodomésticos essenciais avariaram definitivamente e tivemos que comprar outros para os substituirmos. Esta última máquina de lavar roupa (Siemens) funcionou cerca de 20 anos. O primeiro frigorífico (semelhante ao da imagem acima, mas de cor branca), um Frigidaire, dos anos 50, que entrou na nossa casa, com 33 anos trabalhava ainda. O segundo já só durou 15; e o terceiro, 12. Voltando ao recente fogão avariado (da marca SMEG), funcionou apenas 7 anos. Entretanto, os cartéis das empresas de electrodomésticos devem ter-se mancomunado para reduzirem os prazos de garantia dos seus produtos de 5 para 2 anos, apenas.
E devem ter ajustado, para menos, o tempo de vida das suas maquinetas... Imagine-se porquê.

4 comentários:

  1. É verdade, os electromésticos antigamente duravam mais.Uma vez um vendedor disse-me que actualmente os electrodomésticos estão feitos para durar em média uns 10 anos.
    O meu frigorífico está feio, mas trabalha bem e eu não o troco. Tem quase 30 anos. Mas todas as outras máquinas, já as substituí. Lembro-me que a 1ª máquina de roupa da minha mãe durou mais de 30 anos e o frigorífico também...agora isso já passou à história!

    Continuação de boa semana:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Siemens de lavar roupa fez-nos uma péssima despedida, inundando-nos a cozinha toda... Tudo o que passar dos 10 anos de funcionamento, em electrodomésticos, é uma sorte, hoje em dia.
      Agradeço e retribuo os votos para a semana, desejando uma boa noite.

      Eliminar
  2. Os eletrodomésticos agora são muito eletrónicos... Avaria qualquer coisa e é o fim.
    Isso do fogão SMEG só ter durado 7 anos...
    Comprei um ar condicionado 'muito melhor' do que outro que pensava comprar. Mas não chegou a completar três anos. E só o uso quando me é imprescindível. Avariou o disco rígido ou lá como se chama a peça...
    Tb já tive uma inundação de máquina de roupa que saiu para fora da cozinha e levantou os tacos do chão... Um desespero.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
  3. Em relação a isto, estamos totalmente, ou quase, desprotegidos.
    Estas empresas fazem o que querem, tal como a banca.
    É o sistema capitalista no seu melhor!
    Saudações cordiais.

    ResponderEliminar