segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Dos livros inacessíveis



A exclusão começa, habitualmente, pelas estantes mais altas, enquanto ainda flectimos os joelhos com alguma facilidade, para chegarmos às prateleiras mais rentes ao chão. As de cima acabam por ser sacrificadas porque exigem alguns peparativos e a presença de um escadote para lá chegar, além de algum equilíbrio físico pessoal.
Como a parede, do lado esquerdo superior do escritório, se inicia cronologicamente, e pela prosa, os autores menos acessíveis e sacrificados à releitura acabam por vir a ser D. Duarte, Gil Vicente, Francisco Manuel de Melo, Frei Pantaleão de Aveiro... Escapa, felizmente, Fernão Lopes, dado que a História se encontra noutra zona da casa, no corredor.
Não há dúvida que os escritores das estantes intermédias acabam por ser os mais afortunados e frequentados...

4 comentários:

  1. Nas prateleiras de cima costumo por as revistas. Mas estou-me a desfazer da maior parte delas. E tenho alguns matacões, esses difíceis de tirar e voltar a arrumar, devido às prateleiras serem mais altas.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As revistas estão, na sua maioria, num antigo guarda-fatos, embora também por associação e temas junto das obras de escritores.
      Bom dia.

      Eliminar
  2. E quando se vai a livrarias e bibliotecas e os livros que queremos estão lá no alto? O que eu sofria quando ia à hemeroteca (quando ficava em São Roque) e precisava dos volumes lá do alto (e eles diziam-me para subir ao escadote)! Sendo pequenina e com algumas vertigens, por vezes era (e é) tortura. Bom dia! :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembrei-me da Biblioteca Joanina conimbrisense..:-)
      As alturas e as prateleiras rentes ao chão, além do mais com a idade, são um grande problema.
      Boa tarde.

      Eliminar